Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Cientistas do Reino Unido rejuvenescem pele de mulher em 30 anos

Redação Tribuna Online | 10/04/2022 15:21 h

Cientistas do Reino Unido conseguiram, pela primeira vez, rejuvenescer em 30 anos as células da pele de uma mulher de 53. As informações são do Estadão.

Os pesquisadores da Universidade de Cambridge acreditam que, com a mesma técnica, seja possível alcançar os mesmos resultados em outros tecidos do corpo para prevenir e tratar doenças relacionadas à idade como problemas neurológicos e cardíacos.

O estudo, publicado na sexta-feira (8) na revista científica eLife, tem a mesma técnica de reprogramação celular usada para criar no anos 90 a ovelha clonada Dolly.

Com essa técnica, os pesquisadores conseguiram fazer com que as células da pele da paciente voltassem a ter a aparência e funções de quando ela tinha 23.

Imagem ilustrativa de uma pessoa idosa.
Imagem ilustrativa de uma pessoa idosa. |  Foto: Reprodução

A pesquisa, que ainda está em fase inicial, promete revolucionar a medicina regenerativa. "Conseguiremos identificar os genes específicos que rejuvenescem sem ter de reprogramar a célula", afirmou Wolf Reik, principal autor do estudo.

Por enquanto, a técnica não pode ser testada clinicamente, por aumentar o risco de câncer. Mas segundo os cientistas, com o avanço da tecnologia, será possível usá-la para dar mais qualidade de vida aos idosos.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp