Volta às aulas com foco na liderança, jogos e música
Alunos da rede pública do Estado contarão com projetos como o Geração Protagonista, Intercâmbio Sedu e Música na Rede
Escute essa reportagem
Foi dada a largada para o início de mais um semestre para 212.600 alunos das 402 escolas da rede estadual de ensino do Espírito Santo. Para o segundo semestre de 2023, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), anunciou ações para diversas áreas.
A subsecretária de Estado da Educação Básica e Profissional, Andrea Guzzo Pereira, ressalta que são cinco ações.
Leia mais notícias de Cidades aqui
“Para os alunos que estão se reparando para o Enem, estamos iniciando uma série de aulões pré-Enem. Também teremos um encontro dos alunos protagonistas para discutir protagonismo e acolhimento, entre outros temas. Neste semestre teremos ainda o retorno do intercâmbio, que não acontece desde 2019, além de atividades nos projetos Jogos na Rede e Música na Rede”.
Já para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que o ano letivo tem duração de um semestre, o governo do Estado está fazendo a Chamada Pública Escolar para o ensino fundamental, ensino médio e ensino médio integrado à educação profissional da modalidade.
“Os alunos da EJA aqui do Estado podem concluir o ensino médio com uma qualificação profissional. São mais de 3 mil vagas em sete cursos técnicos, disponíveis em 67 escolas distribuídas pelo Estado”, assinala.
A diretora da Escola Estadual Major Alfredo Pedro Rabayolli, Leonara Marcolano, diz que ações como essas fazem com que os alunos despertem para o protagonismo, que é um dos pilares do ensino de tempo integral.
“Nós transformamos a sociedade por meio das discussões das salas de aula e dos projetos desenvolvidos na escola”, analisa.
Ela ressalta que os resultados obtidos no espaço de ensino extrapolam os portões das escolas e chegam como agentes transformadores na sociedade.
“Nós trabalhamos com o currículo do Estado, entendendo o aluno como pessoa, como ser humano, para transformar a sociedade”.
Ponte entre alunos e professores
Os alunos João Victor Matos, de 17 anos, Melissa Souza, 17, Gabriel Marquez, 17, e Derbe Victoria Xavier, 18, estudam na Escola Major Alfredo Pedro Rabayolli, em Mário Cypreste, Vitória.
Eles fazem parte do projeto Geração Protagonista e veem na iniciativa uma ótima oportunidade para ampliar os horizontes, ganhar responsabilidade e serem protagonistas das próprias vidas.
“Eu sinto que fazer parte do projeto me torna mais responsável. Na minha visão nós somos a ponte entre os alunos e os professores, aproximando e transformando o espaço escolar. A gente deixa de lado aquele modo engessado de professor e aluno, com cada um no seu lugar”, disse Melissa.
As principais novidades
Aulões pré-Enem
presencial, entre agosto e outubro em todas as escolas-polo.
Geração Protagonista
Encontro no dia 30 de novembro para discutir protagonismo, acolhimento, empatia e cultura de paz.
Intercâmbio Sedu
Os alunos selecionados embarcam em dezembro para o Canadá, o Chile e os Estados Unidos.
Jogos na Rede
A Final acontece entre os dias 8 e 14 de dezembro, no Sesc Guarapari.
Música na Rede
1º Encontro Estadual de Bandas Escolares, dia 3 de setembro, no Parque Casa do Governador.
Leia mais
Especialistas alertam para risco de tomar vitaminas por conta própria
Comentários