VÍDEO | Curva da Jurema já tem novo visual
Escute essa reportagem
As obras na Curva da Jurema, em Vitória, ainda não foram finalizadas, mas quem passa ou trabalha pela região já nota um novo visual na praia, bem diferente do início das intervenções no local. Uma gorda faixa de areia já é vista em áreas onde a erosão avançava na direção dos quiosques.
O trabalho de alargamento da faixa de areia em um trecho de 500 metros da praia, perto dos quiosques, começou na tarde da última segunda-feira e a previsão é que fique pronto até o próximo domingo, de acordo com o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa Filho.
No local onde a obra acontece, a erosão derrubou árvores e até parte de estabelecimentos. “Antes da execução do serviço, não tinha faixa de areia. O que temos hoje é uma grande faixa de areia de 35 a 40 metros, que vai permitir, inclusive, a instalação de quadras de futebol de areia e vôlei”, observou.
Além do alargamento da faixa, com o depósito de cerca de 60 mil metros cúbicos de areia, a Prefeitura de Vitória também pretende plantar restinga na área.
A garçonete Tainá Oliveira, de 24 anos, trabalha em um quiosque na Curva da Jurema. Apesar de a obra ainda estar em andamento, ela já notou diferenças no visual.
“Está bem bacana. A gente estava sem areia e o mar já chegava às mesas, inclusive, tivemos que tirar algumas. A praia está ficando muito mais bonita”, comentou.
Uma embarcação vai até uma jazida no mar e, com uma draga, suga a areia. “Um estudo verificou que não haveria danos ao meio ambiente”, disse o secretário.
Por meio de uma tubulação, a areia é despejada no local onde a obra acontece. As máquinas espalham o material e nivelam a areia.
Após a conclusão dos trabalhos na Curva da Jurema, esse mesmo tipo de alargamento será feito na Praia de Camburi, do Píer de Iemanjá até a Ilha do Socó.
No local, a obra será maior, com o depósito de cerca de 200 mil metros de areia, e deve levar dois meses. O investimento é de R$ 13 milhões.
Comentários