VÍDEO | Capivara é flagrada passeando em praia do ES
O animal passou a manhã nas pedras próximo da areia da praia e chamou a atenção dos banhistas
Escute essa reportagem
Os banhistas da Praia da Areia Preta, em Iriri, na cidade de Anchieta, no Sul do Espírito Santo, tiveram uma surpresa nesta sexta-feira (14). Uma capivara apareceu na areia para curtir o dia.
O animal despertou a atenção dos banhistas e de pessoas que passavam pelo local que registraram a cena. Nas imagens, é possível ver o animal nadando tranquilamente até uma área de pedras.
Segundo o empresário Juliano Lucas da Silva, 46 anos, que frequenta a região, ele e sua família ficaram surpresos com a visita do animal na Praia da Areia Preta.
"Eu nunca tinha visto uma capivara aqui nesta praia e já frequento há muitos anos. Já minha sobrinha me disse que já viu capivaras nessa praia. O animal saiu da água e subiu em umas pedras que ficam próximas da areia da praia, caminhou pelas pedras tranquilamente e, em seguida, entrou na mata", contou o empresário.
À reportagem, o biólogo e mestrando em Biologia Animal pela UFES, Daniel Gosser Motta, explicou que existe uma lagoa próximo da região, onde provavelmente o animal mora. Gosser informou também que se trata de uma capivara que tem o nome científico de Hydrochoerus hydrochaeris.
"Pelas imagens do vídeo, essa capivara é um animal jovem, com 20 a 30kg. As capivaras são animais semiaquáticos, que se alimentam de plantas aquáticas e vegetação das margens de curso d'água, com hábitos diurnos e noturnos. Elas podem chegar a medir mais de 1 metro de comprimento e pesar 80kg", disse o especialista.
"As capivaras têm como habitat natural as margens de rios e lagoas, áreas alagáveis e represas. Esses lugares servem de esconderijo e proteção contra os predadores naturais, além de ser utilizada para a reprodução. Essa capivara deve ter aparecido na praia de Areia Preta, devido a proximidade que este local tem da lagoa da Conceição", finalizou Gosser.
Comentários