Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Verão chega com novidades em 35 praias do Estado

| 17/12/2019 07:58 h | Atualizado em 17/12/2019, 14:43

Os amigos Mike, Maria Roberta, Monique, Walter e Joicy curtiram as novidades da Praia de Camburi, principalmente drinques servidos com minipicolé
Os amigos Mike, Maria Roberta, Monique, Walter e Joicy curtiram as novidades da Praia de Camburi, principalmente drinques servidos com minipicolé |  Foto: Antonio Moreira/ AT

Dias quentes, pé na areia, água de coco, banho de mar e muita alegria. O verão tem uma luz especial e, de olho nos milhares de turistas que vêm aproveitar as belezas naturais que o Espírito Santo oferece, os municípios prepararam novidades para todos os gostos e idades, desde shows de vários ritmos, feiras e eventos a wi-fi gratuito.

Pelo sucesso que alcançou no último verão, com mais de três mil pessoas conferindo um dos shows na Praia de Camburi, a Prefeitura de Vitória repete o projeto “Mar da Música”, que leva som de ótima qualidade aos quatro cantos da capital. Entre dezembro e fevereiro, o público poderá conferir as apresentações de 32 artistas capixabas.

Para aqueles que gostam de tomar bons drinques na praia, o Barlavento Beach Bar & Lounge, na Praia de Camburi, montará uma estrutura na areia para atender os clientes durante o verão. A abertura da temporada acontece hoje, a partir das 14 horas, com entrada gratuita e som de Rodrigo Benevenuto, JV Saxx e do DJ Phill Fernandes.

Os amigos Walter Coimbra, Maria Roberta Caliari, Monique Souza, Mike Suarez e Joicy Cardoso Innocencio aprovaram uma novidade que promete fazer a cabeça dos turistas e capixabas durante o verão: os picolés alcoólicos. Eles podem ser consumidos sozinhos ou junto com os drinques.

Sócia da Originalle Picolés, Júlie Ferrari contou que eles são feitos com gin ou com espumante rosé, flores e frutas frescas. “Os minipicolés são naturais e sem conservantes. Para o verão, apostamos no sabor pitaia com água de coco, que é muito refrescante”, contou.

Em Anchieta, apresentações musicais e culturais, eventos gastronômicos, esportivos e luau estão entre as atrações. Vão acontecer shows nas praias de Iriri, Central, Ubu e Castelhanos às sextas e sábados, a partir das 21h. Na Praia Coqueiros terá roda de samba aos domingos, às 14h, e Inhaúma também terá shows, mas o horário ainda não foi definido pela prefeitura.

Já na Serra, as atividades serão na Arena Procon Jacaraípe. Haverá atendimento e orientação jurídica, shows e oficinas de teatro, materiais recicláveis e consumo consciente. Para as crianças, algodão-doce, pipoca e brincadeiras na piscina de bolinhas, pula-pula e tobogã, que ficarão montados durante todo o período.

O QUE VEM POR AÍ

1 Conceição da Barra

  • A cidade investiu em shows para receber bem os turistas durante o verão. A atração principal é o Parangolé, que se apresenta no dia 30 de dezembro. Oz Bambaz e Babi & Planeta Banana também estão confirmados.

2 Praia de Guriri (São Mateus)

  • O calçadão do lado norte de Guriri ganhará mais 880 metros e a prefeitura também está finalizando a instalação de oito passarelas para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida à praia.

3 a 5 Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação (Linhares)

  • Nos três balneários haverá programação esportiva, com futebol de areia, handebol, vôlei de praia e futevôlei.
  • Também haverá apresentações musicais nos fins de semana durante todo o mês de janeiro, com artistas locais e regionais.
  • O projeto Luau Elétrico, do cantor Preto Pires, acontece durante o mês de janeiro, sempre às quartas-feiras a partir das 20h, na praia de Pontal do Ipiranga.
  • Escolinhas de esportes como handebol e frescobol serão ministradas gratuitamente às terças, quartas e quintas, das 8 às 11h, também em Pontal. As aulas são para as crianças.
  • Nos três balneários serão disponibilizados banheiros químicos e chuveiros.

6 Praia de Jacaraípe (Serra)

  • Entre os dias 3 e 22 de janeiro, a Prefeitura da Serra vai oferecer diversas atividades na Arena Procon Jacaraípe, de forma gratuita.
  • Haverá atendimento e orientação jurídica, mas a programação também inclui shows e oficinas de teatro, materiais recicláveis e consumo consciente.
  • Vai ter distribuição diária de algodão-doce, pipoca e a criançada poderá curtir piscina de bolinhas, pula-pula e tobogã, que ficarão montados durante todo o período.

7 a 11 Praia de Camburi, Curva da Jurema, Ilha das Caieiras, Santo Antônio e Ilha do Boi (Vitória)

  • O projeto Mar da Música, que leva som de ótima qualidade aos quatro cantos da capital, volta a acontecer no verão 2020. Entre dezembro e fevereiro, o público poderá conferir 32 shows de artistas capixabas. Os locais das apresentações serão definidos na próxima semana.
  • Quem quiser comer a autêntica moqueca capixaba ou um arroz de mariscos pode participar da campanha “Moqueca da Virada”, que será realizada entre os dias 28 e 31 de dezembro, na Ilha das Caieiras.
  • Nove restaurantes da região servirão pratos que alimentam bem duas pessoas a R$ 59,90.

12 a 16 Ponta da Fruta, Barra do Jucu, Praia de Itaparica, Praia de Itapuã e Praia da Costa (Vila Velha)

  • Banhistas terão acesso a 48 chuveiros espalhados entre a Praia da Costa e Ponta da Fruta, em pontos estratégicos. Duchas desativadas fora da temporada também serão religadas.
  • 80 cabines sanitárias hidráulicas portáteis estarão disponíveis ao longo de toda a orla.
  • O calçadão deve receber intervenções de reestruturação até o final do ano.
  • Todas as praias estão sinalizadas, sobretudo em questões referentes à balneabilidade com placas trocadas semanalmente após o resultado dos exames.
  • A fiscalização de posturas será intensificada para evitar ambulantes não cadastrados nas praias. O número de guarda-vidas também será ampliado.
  • A prefeitura assina em breve a ordem de serviço para instalação do projeto Wi-Fi VV de internet gratuita para a população.
  • Praias, pontos turísticos, além de pracinhas de bairros serão contemplados. Serão mais de 135 pontos espalhados por Vila Velha e a expectativa é que alguns locais já tenham acesso ao wi-fi nos primeiros meses de 2020.

17 a 24 Castanheira, Peracanga, Bacutia, Meaípe, Santa Mônica, Setiba, Praia do Morro e Prainha de Muquiçaba (Guarapari)

  • Quem for passar o Réveillon em Guarapari poderá curtir a queima de fogos em várias praias da cidade. Só na Praia do Morro serão três pontos de fogos, além dos shows de Guilherme Lemos e Higino e Gabriel. Castanheira, Meaípe, Enseada Azul, Santa Mônica e Setiba também terão queima de fogos. A cidade deve receber mais de 1 milhão de turistas no verão.
  • A Praia do Morro ganhará novos banheiros e os quiosques serão reformados. Eles vão receber novos revestimentos, coberturas e área de vivência. A ciclovia será revitalizada, a Praça da Paz já está sendo reformada e em breve vai começar a recuperação do calçadão, do paisagismo e a instalação de novos guarda-corpos.
  • A Prainha de Muquiçaba terá módulo de banheiro subterrâneo, quiosque, guarda-corpo em aço, ciclovia, pista de skate, novo calçadão e pracinha para receber bem os moradores e turistas. A previsão é de que tudo esteja pronto até dezembro.
  1. Quem vai para Guarapari pela Rodovia do Sol não precisa mais pegar o trânsito das regiões de Setiba, Santa Mônica e Perocão. Com as obras de extensão da Avenida Paris, um trecho de aproximadamente 5 km interligará a Praia do Morro ao contorno da Rodosol, garantindo mais acessibilidade e mobilidade urbana.
  • A Prefeitura de Guarapari também está preparando ações em saúde, programações esportivas e culturais, que irão acontecer durante o verão. A programação será divulgada em breve.

25 a 30 Praia Central, Iriri, Castelhanos, Ubu, Praia do Coqueiro e Inhaúma (Anchieta)

  • Haverá programação para todos os gostos e idades nos principais balneários do município, incluindo apresentações musicais e culturais, eventos gastronômicos e esportivos, luau de verão e cantata.
  • Durante todo o mês de janeiro haverá shows nas noites de sextas e sábados a partir das 21h nas praias de Iriri, Central, Castelhanos e Ubu.
  • Já na Praia do Coqueiro, todos os domingos de janeiro haverá roda de samba, sempre a partir das 14 horas. Na Praia de Inhaúma também haverá shows.
  • Corrida, caminhadas, campeonato de futebol de areia, triathlon, torneios de vôlei e futevôlei irão agitar atletas e amadores no auge da temporada.

31 a 33 Itaoca, Itaipava e Vila do Itapemirim (Itapemirim)

  • Todas as praias terão shows durante os finais de semana. Haverá shows pirotécnicos e música ao vivo nas praias de Itaoca e Itaipava e também na sede do município.
  • A novidade para o verão é o píer do pescador, que se tornou mais uma atração turística em Itaipava.

34 e 35 Praia das Neves e Marobá (Presidente Kennedy)

  • As duas praias terão programações diversas ao longo do verão, com shows e queima de fogos. A programação completa será definida na próxima semana.

Fonte: Municípios consultados.

Entre amigos

Investimentos

Os amigos Ravena, Wallace,  Stefania e Darcy
Os amigos Ravena, Wallace, Stefania e Darcy |  Foto: Roberta Bourguignon
Os amigos Ravena Lovatti, 27, terapeuta ocupacional, Wallace Rodrigues, 35, modelo, Stefania Alexandrino, 27, promotora de vendas, e Darcy Trabach, 26, professor, conheceram as principais novidades do Café de La Musique, em Meaípe, Guarapari. O local vai ganhar novas instalações para atender os turistas e moradores da cidade.

“São sempre importantes os investimentos feitos na cidade para o verão. As novidades chamam atenção e acabam atraindo mais pessoas para conhecer espaços como esses”, disse Wallace.

Wi-fi gratuito e passarelas acessíveis

Já pensou em fazer cliques maravilhosos sem se preocupar se o pacote de dados do celular vai acabar? Quem for curtir o verão nas praias de Vila Velha poderá acessar as redes sociais e compartilhar fotos à vontade, já que o município disponibilizará internet gratuita para a população.

Daiana espera liberação do wi-fi 
em Vila Velha, já que usa o Instagram
Daiana espera liberação do wi-fi em Vila Velha, já que usa o Instagram |  Foto: Beto Morais/ AT
O projeto Wi-Fi VV contemplará 135 pontos, incluindo as praias, pontos turísticos e até pracinhas de bairros. A expectativa é que alguns locais já tenham acesso ao wi-fi nos primeiros meses de 2020. A protética Daiana Del Puppo, 25, está ansiosa pela novidade.

“Vai ser ótimo, porque com o wi-fi liberado, a gente consegue acessar o Instagram e compartilhar fotos lindas da cidade”, destacou a jovem.

A prefeitura também fará melhorias em todas as praias, com a instalação e manutenção de 48 chuveiros da Praia da Costa até a Ponta da Fruta e de 80 cabines sanitárias hidráulicas portáteis, que serão colocadas em pontos estratégicos da orla.

Guarapari também vai melhorar a infraestrutura das praias. A Praia do Morro terá novos banheiros, os quiosques receberão novos revestimentos, coberturas e área de vivência, e a ciclovia será revitalizada.

A Prainha de Muquiçaba terá módulo de banheiro subterrâneo, quiosque, guarda-corpo em aço, ciclovia, novo calçadão, pista de skate e pracinha. A previsão é de que tudo esteja pronto até o fim de dezembro.

Quem seguir para Guarapari pela Rodovia do Sol terá mais uma opção de acesso à cidade. É que como o trecho que passa por Setiba, Santa Mônica e Perocão fica lento durante o verão, a prefeitura fez obras de extensão da Avenida Paris. A nova via, com 5 km de extensão, ligará a Praia do Morro ao contorno da Rodosol.

Em São Mateus, o destaque é a acessibilidade. A prefeitura está finalizando as obras das oito passarelas que permitirão o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e cadeirantes à Praia de Guriri.

Já em Linhares, as crianças que passam as férias no balneário poderão participar de escolinhas de esportes, entre eles frescobol e handebol. As aulas vão acontecer a partir da segunda semana de janeiro, todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 8 às 11 horas.

As inscrições são gratuitas e acontecerão à medida que os participantes chegarem ao local da atividade.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS