X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Veja o roteiro das missas de Corpus Christi para o feriado

| 10/06/2020 14:32 h | Atualizado em 10/06/2020, 15:05

O casal Cauã e Rosângela  e o pequeno Théo vão acompanhar as celebrações de Corpus Christi em casa pela internet
O casal Cauã e Rosângela e o pequeno Théo vão acompanhar as celebrações de Corpus Christi em casa pela internet |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a tradicional festa de Corpus Christi, celebrada nas igrejas católicas, terá as programações religiosas transmitidas pelas redes sociais.

Os famosos tapetes enfeitando as ruas das cidades não serão possíveis esse ano, seguindo a orientação dos órgãos de saúde pública que pedem para evitar aglomeração e permanecer em isolamento.

Reitor do Santuário Basílica de Santo Antônio, em Vitória, Padre Roberto Camilato contou que serão dois momentos amanhã, um presencial, durante a Adoração do Santíssimo, e outro através de plataformas online.

“Teremos Adoração Eucarística, que chamei de adoração contemplativa, das 8h30 às 16h. A igreja estará aberta, mas pedimos que se mantenha o distanciamento, um de cada vez, contempla e vai embora. Teremos também missa celebrada às 18h30 e que será transmitida pelas nossas redes sociais”.

Em Castelo, onde acontece a maior festa de Corpus Christi do Estado, as programações também vão acontecer. Para manter a tradição, a organização do evento pede que a comunidade participe, decorando as fachadas das janelas. Não haverá os tradicionais tapetes.

As celebrações serão transmitidas online, com missas às 7h, 9h, 10h30, 12h e 17h. A igreja estará aberta para os fiéis, mas os bancos serão limitados e demarcados, respeitando a distância. Na Catedral de Vitória haverá missa e carreata, que serão transmitidas pelas redes sociais.

Às 9h haverá uma missa presidida pelo arcebisto de Vitória Dom Dario Campos, quando serão abençoados os óleos dos enfermos e catecúmenos (que vai receber o batismo), também a consagração do óleo da crisma.

Já às 17h haverá missa seguida de carreata com o Santíssimo Sacramento pelas principais ruas e avenidas do Centro de Vitória.

A gerente administrativa Rosângela Souza e seu marido, o assistente de vendas, Cauã Caliari, e o pequeno Théo, vão assistir à programação de celebração da data em casa. “Podemos rezar de qualquer lugar e vamos assistir à missa em casa, com muita fé e rezando como sempre”, contou Rosangela.

Programação de amanhã nas paróquias

Concurso fotográfico é em homenagem ao centenário do início das obras da Catedral
Concurso fotográfico é em homenagem ao centenário do início das obras da Catedral |  Foto: Divulgação

Catedral de Vitória

  • 9 horas: missa com arcebispo Dom Dario Campos. Nessa ocasião serão abençoados os óleos dos enfermos e do batismo, também a consagração do óleo da crisma, ambos usados durante os sacramentos.
  • 17 horas: missa com padre Renato seguida de uma carreata com o Santíssimo Sacramento pelas principais ruas e avenidas do Centro de Vitória. Durante o trajeto serão recolhidos alimentos e produtos de limpeza, que serão doados para famílias necessitadas.

Basílica de Santo Antônio

  • 18h30: Missa online.

Praia do Canto

  • 16 horas: Missa de Corpus Christi, na Igreja Santa Rita.
  • 17 horas: Translado de Jesus Eucarístico em carro aberto pelas ruas do bairro.
  • 18 horas: Distribuição da Comunhão Eucarística na Igreja Santa Rita.

Paróquia São Pedro, Vila Rubim

  • 9 horas: Transmissão da Missa dos Santos Óleos
  • Das 10h às 12h: Distribuição da Sagrada Comunhão.
  • 15 horas: Transmissão da Santa Missa no Facebook da Catedral.

Paróquia Praia da Costa

  • 15 horas: Missa online. Após procissão com transladação do Santíssimo Sacramento.

Paróquia Santíssima Trindade, em Cariacica

  • 14 horas: Santa Rita de Cássia.

Paróquia de Castelo

  • Missas online às 7h, 9h, 10h30, 12h e às 17h.

Fonte: Igrejas consultadas.
 

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS