X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Veja como vai ficar a ciclovia da 3ª Ponte

Um modelo de como será a Ciclovia da Vida está exposto no Pavilhão de Carapina, na Serra, durante esta semana


 

Imagem ilustrativa da imagem Veja como vai ficar a ciclovia da 3ª Ponte
Alyson Zioto e Maria Gabriella Mendes acreditam que ciclovia vai melhorar mobilidade urbana na Grande Vitória |  Foto: Leone Iglesias/AT

Um modelo de como será a Ciclovia da Vida na Terceira Ponte, que vai ligar os municípios de Vitória e Vila Velha, está exposto no Pavilhão de Carapina, na Serra, durante esta semana. Nas redes sociais, o governador Renato Casagrande anunciou que a barreira de proteção contra suicídios vai ter 3 metros de altura.

A obra inclui também a ampliação da via da Terceira Ponte, que terá três faixas, sendo uma exclusiva para ônibus em cada lado da pista, além da criação de um mirante na ciclovia. A entrega da obra está prevista para março de 2023 e o valor  é de R$ 127 milhões.

Em seu Instagram, Casagrande anunciou os detalhes da barreira de proteção contra suicídios, feita de aço, que será instalada ao lado da ciclovia que dá para o mar. Ele anunciou também que a ciclovia vai ter três metros de largura.

“A pessoa tem dificuldade, naturalmente, de escalar essa tela. As telas estão sendo montadas e, daqui a pouco, nós vamos ter a Ciclovia da Vida pronta para a população usar. Vai ser um sucesso”.

Nos comentários da publicação na rede social, algumas pessoas reagiram com preocupação com a altura da estrutura de proteção contra suicídios. Entre eles estão críticas de pessoas que acreditam ser baixa e sugestões para que a ciclovia tenha  formato de gaiola.

Para o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio  Damasceno, a  barreira vai dificultar as ocorrências na ponte. Segundo ele, câmeras de videomonitoramento vão flagrar as tentativas.

“Atualmente, a Terceira Ponte tem uma mureta de um metro de altura que é totalmente aberta. Qualquer pessoa, de qualquer idade, consegue subir ali. A grade é algo que foi pensado justamente para gerar essa dificuldade”, afirma.

O secretário explica que as obras estão em estágio avançado.  “Estamos dentro do prazo, com 75% das obras  da ciclovia concluídas e 65% do total da obra. Nós já chegamos na parte do mirante e estamos instalando os gradis ao longo da via”.

Os estudantes Alyson Zioto, 28, e Maria Gabriella  Mendes, 22, estão empolgados com a  obra. A jovem crê que  vai gerar melhorias. “Ando de bicicleta desde pequena e, para mim, vai melhorar a mobilidade urbana na Grande Vitória”.

Para Alyson, a ciclovia será cheia de atrativos. “Vai incentivar as pessoas a praticarem exercícios físicos e  será um atrativo turístico, com as vistas da paisagem, do pôr do sol e do Convento da Penha”.

 

null Leone Iglesias
  

FIQUE POR DENTRO

A obra

- A ampliação da Terceira Ponte vai garantir a troca de muretas e o alargamento das faixas da via em 70 centímetros de cada lado da pista.

- A terceira ponte ampliada terá três faixas em ambos os sentidos, totalizando seis faixas, sendo que as faixas à direita da via serão de uso exclusivo dos transportes públicos, com 3,10 metros em cada lado.

- As outras faixas, disponibilizadas para os automóveis, terão 2,80 metros cada.

- Além da ampliação, está prevista uma ciclovia, que terá 1.334 metros de estrutura montada e 1.138 metros de via concretada.

- Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Ney Damasceno, 75% das obras da ciclovia e 65% do total das intervenções já estão concluídas.

A ciclovia

- A Ciclovia da Vida será ligada à ciclovia da avenida Champagnat, na Praia da Costa, em Vila Velha, sem intervenções adicionais.

- No vão central da ponte, terá um mirante, nos dois sentidos, para contemplação da Baía de Vitória.

- Em Vitória, a ciclovia vai iniciar na avenida Capitão João Brandão, próximo ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), na Enseada do Suá. Quem vem de Vila Velha vai descer na mesma região, mas próximo ao Corpo de Bombeiros, na rua Tenente Mario Francisco Brito.

- De acordo com o secretário, a ciclovia não vai ter pedágio. Ele acrescenta que a forma de acesso à via está em fase de finalização da proposta, podendo ser via celular ou pelo próprio Cartão GV.

- De acordo com o governador Renato Casagrande, em vídeo publicado nas redes sociais, a pista da ciclovia vai ter três metros de largura.

- Em caso de acidentes ou de pessoas passarem mal na via, está sendo preparado um plano de emergência para atendimentos no local. 

- Segundo o secretário, ainda não há detalhes de como vai funcionar a estratégia de contingência, que está sendo definida em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

A barreira

- O governador Renato Casagrande também anunciou que a barreira de proteção contra suicídios, instalada na Ciclovia da Vida, vai ter 3 metros de altura.

Fonte: Semobi.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: