X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vazamento de óleo atinge estrada que dá acesso a Regência, em Linhares

A empresa responsável informou que o vazamento de óleo aconteceu no Campo Lagoa Parda, em Linhares-ES, por volta das 9h


Durante a manhã desta terça-feira (15), moradores de Regência, em uma região conhecida como Areal, que fica no balneário de Linhares, Norte do Espírito Santo, denunciaram o rompimento de oleoduto, que atingiu a área de um brejo que liga algumas lagoas da região e ao rio Preto.

A empresa Imetame, responsável pelo vazamento, informou por meio de nota que o vazamento de óleo aconteceu no Campo Lagoa Parda, em Linhares-ES, por volta das 9h. "Prontamente, a operação da planta foi paralisada e o vazamento cessado."

Informaram ainda que desde então, ações de mitigação estão sendo realizadas com caminhões sugadores e brigada de emergência da própria Imetame, "atuando na contenção da dispersão do óleo. A empresa AMBIPAR foi acionada para dar suporte às ações de controle e mitigação".

Imagem ilustrativa da imagem Vazamento de óleo atinge estrada que dá acesso a Regência, em Linhares
|  Foto: Reprodução

Além disso, ressaltaram que está sendo disponibilizado transporte para apoiar a comunidade na realização da travessia na área afetada. "Inicialmente, o volume estimado de vazamento é de 5 a 7 m³. A Coordenação do Campo Lagoa Parda está em contato direto com a comunidade local e os órgãos competentes. As causas estão sendo avaliadas."

A Prefeitura Municipal de Linhares também emitiu uma nota, onde disse que a secretaria municipal de Meio Ambiente assim que tomou conhecimento  do vazamento, comunicou a ocorrência ao órgão regulador competente, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e agentes do órgão se deslocam até o local.

Imagem ilustrativa da imagem Vazamento de óleo atinge estrada que dá acesso a Regência, em Linhares
|  Foto: Reprodução

"Uma equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente também acompanhará o órgão para fiscalizar se todas as medidas de contenção e coleta do óleo estão sendo adequadamente realizadas pela empresa contratada pela Inmetame, a fim de prevenir maiores danos ao meio ambiente", esclareceram.

Disse ainda que a secretaria vai monitorar locais mais distantes da ocorrência, verificar e acionar a empresa, caso seja necessário, para conter possíveis manchas fugitivas. "A secretaria de Meio Ambiente de Linhares também vai iniciar os procedimentos administrativos necessários incluindo a notificação da empresa.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: