Uniforme vai mudar para 200 mil alunos da rede estadual a partir de 2026
Estudantes da rede pública vão receber o modelo gratuitamente para uso a partir do ano que vem. Escolha ocorreu por votação
Escute essa reportagem

Novos uniformes serão distribuídos, gratuitamente, para 200 mil alunos da rede estadual de educação, no início do ano que vem. Serão 800 mil peças, entre blusas, calças e bermudas.
O novo modelo foi escolhido com 54 mil votos, após maratona criativa realizada no Hub ES+, em Vitória, que contou com a participação de alunos, professores e estudantes dos cursos de design e moda, conta o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.
“O novo uniforme vem para gerar sentimento de pertencimento a todos os estudantes. Todos acharam que o design combina com a rede estadual. As peças simulam uniformes esportivos e serão predominantemente azul marinho”.
A mudança também foi pensada considerando a segurança dos alunos da rede, destaca o secretário.
“O modelo antigo indicava a etapa e modalidade do aluno nas cores das camisas: laranja para ensino fundamental, verde para ensino médio, vermelho para tempo integral e azul para Educação de Jovens Adultos (EJA). Isso facilitava a identificação de alunos mais novos. Então mudamos isso. Agora, o uniforme terá uma cara só”.
O desenvolvimento do novo uniforme teve início em abril deste ano, e quatro protótipos finalistas foram submetidos durante votação popular, realizada no site da Secretaria da Educação (Sedu).
“O uso do novo uniforme será obrigatório, mesmo porque será distribuído gratuitamente. Orientamos que os estudantes cuidem das peças, porque a Sedu não tem como fazer reposição, devido ao custo. É possível que empresas se mobilizem para vender o uniforme”, afirma o secretário.
As novas peças serão confeccionadas por detentos do sistema penitenciário do Estado, em fábricas presentes em unidades prisionais.
“Desde a concepção até a produção, os uniformes envolvem trabalho colaborativo e políticas públicas que fortalecem a sociedade”, destacou o secretário.
“Os detentos que participarão da confecção fazem parte de programas de ressocialização e receberão um salário mínimo. Parte vai para um fundo penal da Secretaria de Justiça (Sejus), parte vai para a família do detento e parte é guardada para quando ele concluir a pena e for solto”, completou.

Como será
Peças serão distribuídas gratuitamente
Novos uniformes
800 mil peças serão distribuídas, gratuitamente, no ano que vem, entre o fim de janeiro e início de fevereiro. A Sedu afirma que é possível que a entrega seja feita nas escolas.
Quanto custa?
R$10 milhões é o custo da produção e distribuição dos novos uniformes.
Quantas peças?
Os 200 mil estudantes da rede estadual de ensino receberão, cada um, duas camisas de algodão, uma calça e uma bermuda tactel.
Uso obrigatório
Os alunos deverão usar os uniformes, obrigatoriamente, nas escolas. Outras roupas serão proibidas.
Maratona Colaborativa
54 mil votos de professores, alunos e profissionais de diversas áreas escolheram o novo modelo de uniforme durante maratona criativa realizada no Hub ES+, em Vitória.
E se perder?
Não haverá reposição de peças danificadas, destaca a Sedu.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários