Guarapari: Uma história revelada através de fotos antigas
Argentino Pablo Marcote coleciona mais de 600 registros de Guarapari. Ele também pesquisa fatos marcantes

Praias, monumentos, as primeiras casas e famílias aproveitando a viagem: uma Guarapari que já não existe mais está preservada nas mais de 600 fotos que o argentino Pablo Alejandro Marcote, de 57 anos, guarda devidamente catalogadas em seu computador.
Natural de Buenos Aires, Pablo conheceu a cidade no final dos anos 80, quando vinha passar férias com o pai. As belezas naturais e a tranquilidade os atraíram de vez em 1990.
São mais de 35 anos do argentino quase capixaba vivendo em Guarapari. Atualmente, sua vida está dividida em duas funções: vender empanadas argentinas nas praias e colecionar a história da cidade por meio de fotos antigas.
“A história começou na pandemia. Sempre gostei de fotos antigas e me interessei pela memória da cidade, mas nunca tive a intenção de colecionar. Como tinha um tempo livre, comecei a arquivar essas fotos no meu computador e a pesquisar sobre elas. Hoje, tenho amigos que nasceram aqui e que me dão suas fotos para guardar”, conta Pablo.
O hobby foi crescendo e todo esse acervo e as pesquisas passaram a ser compartilhados no grupo Guarapari Memória, que reúne fotos históricas da cidade no Facebook.
Pablo se tornou um dos membros mais assíduos, contando detalhes que muitas pessoas que nasceram e ainda vivem na cidade não conhecem.
“Muitas pessoas se surpreendem e me falam: ‘você é da Argentina e conhece mais a cidade do que as pessoas daqui’. Gostar tanto da cidade e me interessar por essas histórias fizeram o hobby chegar até aqui”, comenta.
Nas ruas e praias, enquanto vende suas empanadas, Pablo conhece ainda mais a cidade. Ele conta que muitos clientes assíduos param para conversar sobre histórias antigas e como era a vida na cidade.
“É muito comum me pararem para conversar. Até mesmo turistas que vêm aqui há muito tempo me passam algumas fotos de férias antigas”, diz.
A coleção de fotos, no entanto, é apenas parte desse hobby. Apaixonado pela cidade, o argentino faz questão de ir além nas pesquisas e descobrir fatos marcantes. Entre os destaques estão um acidente de avião que vitimou duas pessoas na região de montanhas de Guarapari nos anos 50 e a primeira casa construída na Praia da Areia Preta.
Veja outras fotos antigas da cidade








MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários