X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Uma colônia de férias só para quem já passou dos 60 anos

Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Jardim América promove oficinas para garantir a diversão da turma da terceira idade


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Uma colônia de férias só para quem já passou dos 60 anos
Ivonete Barcelos, Elizabeth Trancoso, Aberacy Miranda e Luzia Borges de Lima: alegria durante as férias | Foto: Kadidja Fernandes/AT

Em meio ao verão capixaba, uma iniciativa vem provando que diversão não tem idade. Em Cariacica, 200 alunos com mais de 60 anos têm se encontrado para jogar, dançar e se divertir na colônia de férias exclusiva para idosos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Jardim América.

Danyelle Lírio, secretária de Assistência Social de Cariacica, conta que esses alunos já frequentam o centro ao longo do ano e podem escolher oficinas como teatro, dança e artesanato.

“A intenção é trazer esse clima de férias para os alunos, mas sem deixar de lado as atividades. Na colônia de férias eles movimentam o corpo e trabalham a coordenação motora e a sociabilidade”.

As atividades da colônia de férias já começaram e seguem até o final do mês, de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 10h30.

“São atividades como bingo, quebra-cabeça, boliche, bocha e torneio de dominó. Este já é o terceiro ano que o projeto acontece”.

Quem está aproveitando as atividades é a aposentada Ivonete Barcelos do Nascimento do Rosário, 68 anos, que, junto com as amigas Elizabeth Trancoso, 69, Aberacy Miranda, 83 e Luzia Borges de Lima, 70, está se divertindo.

“É a primeira vez que participo da colônia de férias. Essa é uma oportunidade de interagir e se comunicar. A colônia está sendo ótima, com brincadeiras boas, e ajudam até na saúde. A gente chega com problemas, mas, conversando, percebe que não são tão grandes. Um dá um conselho para o outro, e isso limpa a mente”.

Ela conta que já frequenta o CCPI há um ano e oito meses. “Antes eu era muito travada, tímida. Achava que não sabia conversar com as pessoas. Agora estou mais solta”.

Oficinas

Luzia Borges já está em sua segunda colônia de férias do CCPI. Ela conta que adora as oficinas oferecidas pelo local.

“Não perco nenhuma aula. Só deixo de ir se tiver consulta médica. Durante o ano faço aulas de violão, teatro e dança. E agora, durante as férias, estou frequentando a colônia de férias”.

Luzia conta que essa é uma ótima oportunidade para rever os amigos. “A gente se reúne, brinca e se diverte, e faz as atividades que fazem bem à nossa saúde corporal e mental”.

"A gente interage muito"

Imagem ilustrativa da imagem Uma colônia de férias só para quem já passou dos 60 anos
Maria Madalena Torres, Luiz Vencancionda Silva, Katia Regina Cunha e Terezinha Patrocínio Soares | Foto: Kadidja Fernandes/AT

Esta é a segunda vez que a aposentada Terezinha Patrocínio Soares, de 70 anos, está participando da colônia de férias do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) no bairro Jardim América, em Cariacica. Ela adorou a experiência anterior e retornou neste ano.

“Como o Centro de Convivência entra em férias, eles promovem essa colônia para juntar os dois turnos em um horário só. Vira uma festa. A gente interage muito. Os jogos e atividades são diversificados”, destaca Terezinha.

Durante o ano, ela faz oficinas de dança, teatro e ginástica. Terezinha conta que antes ela estava meio deprimida.

“Lá, a qualidade de vida é maravilhosa. Temos contato com outras pessoas, interagimos, é como uma família. Quando não vamos, sentimos falta”.

Além dela, os amigos Maria Madalena Torres, 70, Luiz Vencancionda Silva, 77, e Katia Regina Cunha, 61, também estão se divertindo muito. “Trata-se de uma momento de alegria no nosso dia a dia”, dizem.

Atividades para idosos na Grande Vitória

Colônia de férias para idosos

Em Cariacica, com o recesso das aulas do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), os idosos estão vivendo uma verdadeira colônia de férias.

São 200 alunos acima de 60 anos que, durante a colônia, participam de atividades como quebra-cabeça dançante, boliche, bocha e torneio de dominó.

Os encontros acontecem de segunda a quinta-feira, sempre das 8h30 às 10h30.

Quem pode participar?

Idosos acima de 60 anos, moradores de Cariacica. Devem comparecer presencialmente, com os documentos pessoais, à unidade, e realizar a inscrição.

Uma análise de perfil social será feita, para dar prioridade a idosos que estão em situação de abandono ou em situação de isolamento social.

Vitória

Na Arena de Verão, às segundas, quartas e quintas acontecem as aulas de ginástica, das 7h às 8h, onde os professores propõem alongamentos e circuitos.

Nas terças e quintas, das 7h às 8h, tem o aulão de ioga.

Já na parte da tarde, segundas, terças, quartas e quintas, ocorre o circuito funcional, das 17h às 18h, com aulas elaboradas pelos professores de acordo com os limites de cada aluno.

As atividades seguem semanalmente até o próximo dia 26.

Serra

Na Serra, os idosos podem aproveitar diversas atividades nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa.

As atividades são hidroginástica (Feu Rosa, Porto Canoa e Serra-Sede), ginástica e alongamento (Barcelona, Hélio Ferraz e Nova Almeida), grupos de convivência (Barcelona, Porto Canoa, Novo Horizonte, Eldorado, Jardim Carapina e Boa Vista) e oficina de artes (Porto Canoa).

Para participar: Basta procurar o local com documento de identificação e verificar a disponibilidade de vagas.

Viana

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Viana prepararam atividades para idosos e crianças.

São realizadas atividades como jogo da velha com cones no chão, jogo da memória, jogo da garrafa com cores, caixa de sensações, bingo, mestre mandou com bexigas, Qual é a música, karaokê, percurso do equilíbrio, Twister, campo minado, desenho maluco, oficina de vasos de argila e tarde de jogos.

No CRAS Vale do Sol (segunda e quarta, 8h30 às 11h30); no Cras Campo Verde (terça, 14 às 16h, para idosos; e terça e quinta, 8h30 às 11h30); no Cras Marcílio de Noronha (segunda e quarta, 13h30 às 15h30), e no Cras Viana-Sede (terça e quinta, 13h30 às 15h30).

Vila Velha

A prefeitura de Vila Velha foi procurada, mas não deu retorno até o fechamento da reportagem.

Fonte: Prefeituras citadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: