Um show de baleias em Guarapari com recorde de avistamentos
Em um único dia de monitoramento, realizado em julho, foram observados 96 exemplares em pouco mais de 10 horas
Escute essa reportagem

Pesquisadores registraram uma marca inédita no avistamento de baleias-jubarte no litoral capixaba. Em um único dia de monitoramento, realizado em julho, foram observados 96 indivíduos da espécie em pouco mais de 10 horas de atividade no mar de Guarapari durante uma incursão feita por especialistas do Instituto O Canal.
O recorde de avistamento dos animais é considerado uma vitória pelos especialistas, pois reflete o crescimento populacional da espécie, que, durante muitos anos, sofreu com a caça que quase a levou à extinção.
Com a proibição da prática, a população tem aumentado e, atualmente, estima-se que há 30 mil indivíduos no grupo que migra da Antártida para o Brasil.
Originalmente, a população era de 50 mil indivíduos. Embora a espécie não esteja mais em risco de extinção, ela ainda está em processo de recuperação, visando retornar ao número anterior à caça.
“Temos acompanhado o crescimento populacional há alguns anos e em ritmo exponencial. Apesar dos riscos persistentes, como colisões com embarcações, poluição e ingestão de resíduos, as jubarte têm prosperado. O aumento da população resulta em um maior número de avistagens, maior aproximação da costa e, consequentemente, um aumento no número de encalhes”, explica a coordenadora do Instituto O Canal, Bruna Rezende.
Um dos detalhes que chama mais atenção é o fato de que os 96 avistamentos foram de indivíduos distintos. A diferenciação é possível por meio de um método utilizado pelos pesquisadores do instituto, que realizam o monitoramento em cinco pontos diferentes do mar, a cerca de 40 km da costa.
“Pelo método, utilizamos uma embarcação rápida que evita que as baleias sejam recontadas. Nós fazemos cada ponto em velocidades específicas previstas no método e observamos indivíduos diferentes, em uma contagem que não é repetida”, detalha o diretor-presidente do instituto, Thiago Ferrari.
Fundado em 2004, o Instituto O Canal é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à conservação marinha e ao desenvolvimento comunitário. Há 10 anos, a ONG mantém os projetos Amigos da Jubarte e Golfinhos do Brasil, que se concentram em pesquisa científica e monitoramento populacional no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia.
Temporada tem 100% de taxa de avistamentos
Uma das principais rotas de migração das baleias-jubarte, o litoral do Estado possui, entre julho e novembro, uma temporada de observação da espécie, com empresas credenciadas para realizar passeios turísticos com essa finalidade, que saem de Vitória e Guarapari.
Este ano, os passeios têm registrado 100% de taxa de avistamentos. Nos anos anteriores, o número chegou a 98%. “No período reprodutivo, é muito difícil não ver baleias no Estado, que é um dos pontos de grande importância para a reprodução delas”, destaca a coordenadora do Instituto O Canal, Bruna Rezende.
Atuando também na capacitação de profissionais de operadoras de turismo, a bióloga ressalta que o turismo de avistamento cumpre um importante papel na conservação das baleias-jubarte. “Essa atividade permite a educação ambiental e sensibilização dos participantes”, complementa.
Para Thiago Ferrari, é exatamente esse conhecimento que auxilia na preservação. “O turismo, de forma ordenada e seguindo a legislação, é uma ferramenta superpotente de conservação, além de gerar emprego e renda para várias comunidades de forma sustentável, através de uma indústria limpa”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários