X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Ultrapassagem do sinal vermelho em 32 pontos

Projeto “Livre à Direita”, em Vitória, vai permitir que motorista, mesmo diante de semáforos na cor vermelha, vire à direita

Aguinor Malaphaia, do jornal A Tribuna | 03/02/2022 17:38 h

Projeto “Livre à Direita”, que conta com uma placa amarela, começou a ser implantado pelo bairro Maruípe
Projeto “Livre à Direita”, que conta com uma placa amarela, começou a ser implantado pelo bairro Maruípe |  Foto: Lucas Sandonato/AT
 

Motoristas diante de semáforos da cor vermelha poderão virar à direita em 32 cruzamentos de Vitória, com a implementação do projeto “Livre à Direita”. 

Na tarde de quarta-feira (2), o primeiro local a receber a sinalização foi o cruzamento das ruas Dona Maria Rosa e Emílio Ferreira da Silva, no bairro Maruípe. Lá a conversão já pode ser feita. 

No local, uma Equipe de Educação para o Trânsito fez o trabalho de conscientização junto aos motoristas para a conduta correta do projeto.

Para o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, o objetivo do projeto é otimizar o trânsito em diversos pontos.

“A medida já foi implantada em outros países e agora chega a Vitória, com o intuito de melhorar a fluidez no trânsito e evitar retenções”, explicou Mariano. 

Segundo ele, os condutores deverão dar preferência para os pedestres e os ciclistas antes de ultrapassarem o sinal. “Os motoristas deverão ficar atentos à movimentação das pistas e às placas indicativas”, disse o secretário, que também fez um alerta.

“O importante é sempre dar passagem ao pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência, como bicicletas ou carrinhos de bebês. Além disso, os motoristas devem evitar freadas bruscas ou perda do controle, afinal quem está na faixa é vulnerável”, disse.

Ainda de acordo com ele, o projeto “Livre à Direita” foi estudado e será implementado conforme o artigo 44-A da Lei 14.071 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que permite o condutor virar à direita nos sinais vermelhos.

“O trabalho será feito com cautela para que não fiquem dúvidas na iniciativa baseada no CTB e que servirá para a fluidez em vias específicas”, destacou o secretário.

Os próximos locais que vão receber o projeto são cruzamentos localizados em ruas dos bairros Enseada do Suá, Santa Lúcia e Jabour e está marcado para acontecer a partir do dia 7 de fevereiro.

Para o eletricista Bruno da Silva, de 35 anos, a medida vai melhorar o fluxo do trânsito e evitar que os motoristas percam tempo. “Vai ser ágil e vai fazer com que o fluxo tenha vazão de forma mais rápida”.

Por outro lado, o aposentado Olavo Xavier Prata, de 68 anos, foi contra a implementação, pois, segundo ele, ninguém vai respeitar. “É uma aberração, pois ninguém vai respeitar e motoristas vão correr o risco de serem multados por avançarem o sinal”, explicou.


SAIBA MAIS


Como será?

  • O projeto “Livre à Direita” vai permitir que motoristas parados em semáforos na cor vermelha virem à direita em 32 cruzamentos da capital, identificados pela prefeitura.
  • A campanha está sendo iniciada em cinco cruzamentos.
  • São locais em que é possível fazer essa conversão com segurança, mesmo com o semáforo vermelho.
  • Os sinais estarão devidamente sinalizados com placas na cor amarela e indicativas.
  • Conversão só será permitida em cruzamentos com a placa e deverá ser feita caso o motorista se sinta seguro e apto para executar a manobra.
  • O motorista deverá reduzir a velocidade e certificar-se de que não há pedestres, carros ou ciclistas passando, para então avançar.

Estudo

  • Dos 235 cruzamentos existentes em Vitória, 32 foram mapeados por técnicos da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) como pontos possíveis de ser feita a conversão.

Projeto piloto

  • O primeiro cruzamento que recebeu a sinalização foi o das ruas Dona Maria Rosa e Emílio Ferreira da Silva, na tarde de quarta-feira (2), no bairro Maruípe, onde está o semáforo 328.
  • Uma Equipe de Educação para o Trânsito fez o trabalho de conscientização junto aos motoristas para a conduta correta do projeto, com distribuição de folderes explicativos e uma caneta de brinde.   

Próximos locais

  • A partir do dia 7 de fevereiro, o cruzamento entre as ruas Ferreira Coelho e Neves Armond, na Praia do Suá, vai receber a sinalização.
  • Já no dia 14 de fevereiro, será a vez do cruzamento da Avenida Leitão da Silva com a Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, no bairro Santa Lúcia.
  • A partir do dia 21 deste mês, o cruzamento entre as ruas Fortunato Ramos e José Teixeira, no bairro Santo Lúcia, começa a receber a sinalização.
  • Já no dia 7 de março, será a vez do cruzamento da Avenida Fernando Ferrari com a Rua Doutor Agliberto Rodrigues Moreira, no bairro Jabour.

Fonte: Prefeitura de Vitória.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS