Ultramaratonista faz 6 horas de corrida para apoiar pacientes com câncer em Vitória
Capixaba Daniel Canny participou de ação da Afecc-Hospital Santa Rita para conscientizar sobre prevenção

Uma ação inédita para marcar o Outubro Rosa e mobilizar o cuidado com a saúde foi realizada nesse sábado (27) pela Afecc-Hospital Santa Rita em sua loja no Shopping Vitória. A Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer fez o desafio “6 Horas em Movimento pela Vida”.
Das 10h às 16h, o ultramaratonista capixaba Daniel Canny correu sem parar em uma esteira, mostrando que a resistência e a determinação podem se transformar em símbolos de solidariedade. Ao lado dele, uma segunda esteira ficou disponível para quem quisesse somar nessa corrente de apoio.
O ultramaratonista contou que tem três familiares que foram pacientes da Afecc e destacou a importância do hospital.
“Eu me sinto honrado em fazer isso, representando a Afecc, porque tem pessoas que estão em um desafio, eles estão correndo contra alguma coisa, às vezes contra o sentimento que aquele momento gera para eles. Buscando saúde mesmo”, afirma Daniel Canny.
O evento teve também o objetivo de divulgar a 1ª edição da Corrida Santa Rita, no próximo dia 19 de outubro, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. As inscrições estão abertas.
A corrida terá 7 km na Beira-Mar, com largada e chegada na Praça do Papa, e promete mobilizar atletas, profissionais da saúde, pacientes e apoiadores da causa.
A presidente da Afecc, Marilucia Dalla, destacou que todo o recurso, tanto da loja quanto da corrida, é investido no tratamento dos pacientes.
“Nós temos mais de 30 projetos que desenvolvemos, que vão muito além do tratamento. Por exemplo, temos o centro de vivência com diversas práticas, onde a qualidade de vida fala mais alto para nós”.
O primeiro a correr ao lado do ultramaratonista Daniel Canny foi o hoteleiro Edinilson D’ Andréa, 46. Casado com Juliana Simões Pereira, 47, eles são pais de Laís Pereira D’ Andrea, 17 anos.
Laís teve um câncer na cabeça aos 8 anos. A mãe foi diagnosticada com câncer de mama aos 39.
“Como eu tenho histórico familiar, sempre fiz os exames todo ano. Então, descobri o meu caso muito cedo, muito antes que ele avançasse. O Outubro Rosa e ações como esta estimulam. E o Hospital Santa Rita é referência para o tratamento”, disse Juliana.
“Sabemos que prevenção e detecção precoce são tudo”, explica Marilucia Dalla, presidente da Afecc

A Tribuna - Qual a importância do diagnóstico precoce e da prevenção?
Marilucia Dalla - Hoje em dia nós sabemos que a prevenção e, principalmente, a detecção precoce, são tudo. Essa é uma forma de prevenção que nós estamos apresentando aqui: fazer exercício.
O diagnóstico precoce ajuda na cura?
Quando a pessoa toma conta do corpo dela, qualquer coisa diferente ela vai sentir. E é preciso procurar o médico. Mais de 90% dos casos de câncer, a gente fala de mama, mas hoje em dia praticamente pode falar de maneira geral, quando a pessoa detecta no início, tem condições de cura. Eu sou prova disso. Há mais de 15 anos tive câncer de mama e estou aqui para falar que câncer tem cura.
Como a Afeec atua?
Nosso paciente faz arteterapia, é atendido por um psicólogo, é atendido lá no ambulatório, mas também neste centro de vivência, onde nós temos massagens e acupuntura. Então, são diversas práticas integrativas para justamente poderem ter qualidade de vida. Temos diversas oficinas para que eles aprendam uma nova profissão.
Serviço
Evento: Corrida Santa Rita – Outubro Rosa.
Data: 19 de outubro.
Percurso: 7km na avenida Beira-Mar.
Largada: Praça do Papa, às 6h30.
Inscrições: https://www.ticketsports.com.br/e/corrida-santa-rita-73040.
Organização: Afecc – Hospital Santa Rita e Iron Locações e Eventos.
SAIBA MAIS
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha direcionada para a mobilização visando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até o final de 2025 no Brasil. É o mais comum entre as mulheres.
Prevenção
Há os casos em que o câncer é hereditário, mas especialistas alertam que hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada e a atividade física, eliminando fatores de risco como a obesidade, podem prevenir a doença.
Diagnóstico
O autoexame das mamas é recomendado para que a mulher fique atenta ao próprio corpo, mas a mamografia é o exame que pode detectar lesões pré-cancerígenas, segundo a oncologista Virgínia Altoé, da Afecc.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários