X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Superlua ilumina a noite deste domingo

| 09/02/2020 16:24 h | Atualizado em 09/02/2020, 21:12

Superlua poderá ser vista no domingo
Superlua poderá ser vista no domingo |  Foto: Beto Morais/ AT/ 08/02/2020

A noite deste domingo (9) terá céu brilhante. O motivo é que é dia de superlua, fenômeno astronômico que ocorre quando o satélite natural da Terra está mais próximo do planeta e em sua fase cheia

“A Superlua é um evento decorrente da coincidência de dois fatos astronômicos. O primeiro é que a Lua não gira em torno da Terra em formato de circunferência, mas em uma órbita um pouquinho achatada. Então, ela tem de estar no ponto mais próximo da Terra, que chamamos de perigeu, e, ao mesmo tempo, na fase cheia”, explicou o coordenador do projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina e doutor em Física pela Universidade Federal catarinense (UFSC), professor Marcelo Schappo.

A distância média entre a Lua e a Terra é de cerca de 384 mil quilômetros. No entanto, como se trata de uma órbita oval, essa distância pode variar de 400 mil quilômetros, quando mais distante (apogeu), até cerca de 360 mil quilômetros, nos períodos de maior proximidade (perigeu).

No Espírito Santo, será possível apreciar o fenômeno na noite deste domingo. Você vai observar a Superlua? Então, tire uma foto e marque o Tribuna Online nas redes sociais.

Instagram: @tribunaonline
Facebook: /tribunaonline
Twitter: @TribunaOnlineES

Leia também:
Primeira Superlua do ano poderá ser vista por capixabas

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS