Solidariedade para ajudar quem tem fome e frio nas ruas
Grupos de amigos, igrejas e organizações filantrópicas têm promovido campanhas de arrecadação de itens de inverno
Doar é um ato de amor e solidariedade. No inverno, quando as temperaturas caem e o frio pode colocar vidas em risco, ajudar quem mais precisa se torna ainda mais importante.
Nesse cenário, grupos de amigos, igrejas e organizações filantrópicas têm promovido campanhas de arrecadação de roupas, cobertores e outros itens de inverno que dão verdadeiras lições de solidariedade.
Uma delas é a Loja Maçônica Monteiro Lobato, em Vila Velha. No último sábado (4), ela entregou marmitas e cobertores para moradores de rua em situação de extrema pobreza.
Silvestre Klein, um dos organizadores, conta que a ação reuniu irmãos voluntários e o caixa da própria Loja Macônica. No total, foram entregues 70 marmitas e 50 cobertores.
“Agora que o inverno chegou é importante realizar esse tipo de ação. A situação desses moradores de rua é horrível. Dormem em caixas de papelão, não têm com o que se cobrir. Acredito que seja o mínimo”, destacou.
Lucas Reis, 36, foi um dos voluntários que participou da ação de distribuição. Diretor comercial, conta que já integra ações similares há mais de 7 anos. Para ele, é importante retornar o que recebe.
“A primeira etapa da vida é o desenvolvimento profissional. A segunda é o desenvolvimento financeiro. A última é o legado, o que você deixa de bom para as pessoas”.
Lucas explica que parte do seu legado, e o que ensinará às filhas pelo exemplo, é ajudar outras pessoas. “A doação é a melhor forma de ensinar e fazer o que Cristo nos ensinou”, diz.
A Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Vitória também está com uma campanha para arrecadar cobertores e mantas. Embora o foco seja esse, a coordenadora Siqueli Pimentel da Silva diz que não tem problema se a população quiser doar agasalhos ou fazer um Pix.
“As doações serão entregues a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, esquecidos e excluídos pela sociedade que estão expostos ao frio muito intenso que está fazendo”, diz.
Casacos, calças, meias e cobertores também estão sendo recebidos pelo projeto cristão Kombi Fraterna. São aceitas peças novas ou usadas em bom estado.
Eles também ajudam
Kombi Fraterna
Toda sexta-feira, as duas Kombis do projeto cristão Kombi Fraterna atravessam Vitória entregando comida, roupas e outros itens básicos para moradores de rua. A diretora financeira do projeto, Jaqueline Amaro Maia, conta que atendem entre 280 e 300 pessoas.
Com o inverno, a associação iniciou uma campanha do agasalho e outros itens de frio. “No inverno, todo mundo gosta de estar aquecido e de ter um acolhimento. Levamos o amor, o afeto e o alimento para esses irmãos que são muitas vezes invisíveis e fazem das ruas os seus lares”, diz.
Conscientização
A Escola SEB, em Vitória e Vila Velha, está com uma campanha do agasalho desde maio, conta Philipe Alves, diretor da unidade de Vila Velha. “Estamos arrecadando qualquer item de inverno, devemos estender a coleta até o início de agosto”, diz.
Ele explica que a campanha é realizada há mais de 10 anos na instituição com o objetivo de criar na comunidade escolar responsabilidade social e conscientização. “Nosso papel não é apenas educar do muro para dentro”, destaca.
Fique por dentro
Kombi Fraterna
- A associação Cristã de Caridade está realizando uma campanha do agasalho. São aceitos itens novos ou usados em bom estado.
- Também é possível fazer sua doação por meio do Pix (27) 99991-2013.
- Mais informações: Instagram @kombifraternaoficial.
Onde doar?
Bairro república: Rua Presidente Nilo Peçanha, 12, Vitória (Casarão Kombi). Toda sexta-feira, das 20 horas às 22 horas, até o dia 10, quando o Casarão irá para outro local.
Santa martha: Rua Roberto Silveira, 196 , Vitória . Segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas.
Bento ferreira: Rua Chafic Murad, 43, apt. 505, Edifício Long Island, Vitória. De segunda a domingo, das 9 horas às 20 horas.
Jardim Camburi: Rua Júlia Lacourt Penna, 794, próximo à Doceria Petit, Vitória. Segunda-feira a sexta-feira, das 9 horas às 16 horas.
Cobilândia: Avenida Carlos Lindenberg, 5126, Vila Velha (Ricauto Autopeças). De segunda-feira a sexta-feira das 8 horas às 17 horas.
Praia da Costa: Rua Luiz Fernandes Reis, 580, apto 1403, Ed. Costa Bela, Vila Velha. De segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas.
Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Vitória
- Está arrecadando cobertores, mantas e outros itens que possam ajudar a aquecer pessoas em situação de vulnerabilidade. Doações podem ser entregues nos pontos de coleta ou serem feitas pelo Pix (27) 99966-7368.
- Informações: (27) 99966 - 7368.
Onde doar?
Paróquia Bom Jesus: Avenida São José, 551, Novo Horizonte, Cariacica.
Paróquia Santa Teresa de Calcutá: Rua Argeu Farias Gomes, 62b, Itararé, Vitória.
Centro de evangelização santa clara (cescla): Rua Ronaldo Scampini, 765, Jardim da Penha, Vitória.
Paróquia São Francisco de Assis: Avenida Primeira Avenida, 45, Parque Residencial Laranjeiras, Serra.
Paróquia e Matriz Santa Rita de Cássia: Rua Darci Vargas, 300, Santa Rita, Vila Velha.
Paróquia Sagrada Família: Rua Ana Porto Simões, 299, Praia do Morro, Guarapari.
SEB Vila Velha e Vitória
- Está recebendo doações de agasalho e itens de inverno em ambas as unidades, das 7 horas às 19 horas.
- Mais informações: (27) 3399-5500.
Onde doar?
- SEB Vila Velha: Avenida Perimetral, 200, Coqueiral de Itaparica.
- SEB Vitória: Avenida Saturnino Rangel Mauro, 1365, Pontal de Camburi.
Loja Maçônica Monteiro Lobato
- Realiza diversas ações de solidariedade durante o ano, inclusive ações voltadas a cuidar da população em situação de rua. A Loja Maçônica prevê nova ação de solidariedade em agosto.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários