X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Sistema aquaviário: Nova lancha tem dois andares e vista panorâmica

Embarcação, que fará viagens entre as estações da Prainha e Praça do Papa, não tem ainda data para começar a operar


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Sistema aquaviário: Nova lancha tem dois andares e vista panorâmica
Batizada de “Morro do Moreno”, nova embarcação terá capacidade para transportar 110 passageiros |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

A nova embarcação do Sistema Aquaviário, de dois andares e com vista panorâmica, já chegou ao Espírito Santo e fará viagens entre as estações da Prainha, em Vila Velha, e Praça do Papa, em Vitória.

Com espaço para 110 passageiros, a embarcação, batizada de “Morro do Moreno”, em breve deverá ser integrada às outras três que estão em funcionamento desde agosto do ano passado.

Leia mais sobre Cidades

Apesar de já estar no Estado, a embarcação está à espera de ajustes nos trâmites de documentação, junto à Capitania dos Portos, para que possa iniciar sua operação.

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o barco passará também por ajustes finais, como a instalação de bicicletário. Portanto ainda não existe uma previsão para que ele comece a circular. “Vamos também adaptar o lugar para cadeirantes, entre outros ajustes”.

Com a nova embarcação, haverá um maior número de viagens e, consequentemente, mais passageiros poderão ser atendidos. “Este novo barco veio para reforçar a operação entre as estações da Prainha e da Praça do Papa”, frisou Damasceno.

De acordo com o secretário, quando a nova lancha entrar em operação, serão três embarcações em funcionamento durante a semana e uma reserva. Atualmente, há duas embarcações em funcionamento e uma reserva, de segunda a sexta.

Já para os finais de semana, a expectativa é que todas as embarcações funcionem. “Aos finais de semana e nas férias, por exemplo, a gente vai conseguir operar com quatro barcos, portanto haverá mais viagens ainda”, destacou o secretário.

Fábio Damasceno ressalta ainda que o Sistema Aquaviávio se tornou uma alternativa de mobilidade que a população abraçou. “O Aquaviário oferece uma alternativa rápida e confortável para a população, além de já ter se mostrado um importante atrativo turístico”.

O secretário destaca ainda que, com a entrega da quarta embarcação, o Aquaviário tem se tornado cada vez mais acessível e integrado. Segundo informações da Semobi, o sistema contará com cinco novas estações nos próximos anos.

Essas estações deverão ser construídas no antigo Terminal Dom Bosco, na Praça Pio XII e na Rodoviária de Vitória, além de mais uma unidade em Cariacica, na orla de Porto de Santana, e uma na altura do antigo Museu da Vale, em Vila Velha.


Saiba mais

Sistema Aquaviário

Atualmente são três estações de embarque e desembarque.

Na Prainha, em Vila Velha (Estação Governador Albuíno Azeredo);

Na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória (Estação Setembrino Pelissari);

E em Porto de Santana, Cariacica (Estação Prefeito Aloízio Santos).

O sistema conta ainda com três embarcações e três linhas.

Linhas

Linha 401, entre Porto de Santana e Praça do Papa.

Linha 402, entre Praça do Papa e Prainha.

Linha 403, entre Porto de Santana e Prainha (Este só funciona aos finais de semana).

Novidade

A nova embarcação, quando estiver em funcionamento, fará o trajeto entre as estações da Praça do Papa e da Prainha.

A nova embarcação, batizada de “Morro do Moreno”, possui dois andares e tem capacidade para cerca de 110 passageiros.

A expectativa é que, com o novo barco, o número de viagens e de pessoas atendidas aumente. No entanto, a Semobi não deu detalhes sobre esses números.

A secretaria também não informou quando o novo barco começará a funcionar, já que está em processo de ajustes nos trâmites de documentação junto à Capitania dos Portos.

além disso, a embarcação está passando por alguns ajustes, para a inclusão de bicicletários e de local para cadeirantes.

Reforço

Com a nova embarcação em funcionamento, serão três barcos funcionando durante a semana e um para eventual reforço, caso necessário.

Já nos finais de semana, todos os quatro estarão em funcionamento.

Visão panorâmica

A nova embarcação oferecerá uma visão panorâmica da viagem, já que o segundo andar está equipado com janelas amplas. O objetivo é reforçar o atrativo turístico que o sistema tem ganhado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: