X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Serra e Guarapari anunciam que aulas presenciais não voltam este ano


Imagem ilustrativa da imagem Serra e Guarapari anunciam que aulas presenciais não voltam este ano
Sala de aula vazia |  Foto: Freepik

As prefeituras da Serra e de Guarapari decidiram que não vão retornar com as aulas presenciais este ano em função da pandemia do novo coronavírus. Os anúncios foram feitos nesta terça-feira (6). As atividades pedagógicas à distância continuam. São mais de 70 mil alunos na Serra e mais de 22 mil em Guarapari.

A Secretaria de Educação da Serra alegou que a decisão foi tomada após diálogo e pesquisa com as famílias dos estudantes, as autoridades municipais de saúde, o corpo docente, além de estudos técnicos e do acompanhamento do cenário epidemiológico do Estado.

Segundo a subsecretária pedagógica da Serra, Elizângela Fraga, o possível retorno no final do mês de outubro não representaria um impacto positivo considerável na rotina do estudante.

“Isso porque, com a necessidade de realizar as aulas em sistema de rodízio, parte dos alunos iria frequentar presencialmente apenas dez dias letivos até o fim do ano. A outra parcela não conseguiria sequer participar da aula presencial, tendo em vista a quantidade de alunos atendidos pela rede municipal”, informou a prefeitura. Ao todo, são 70.645 matriculados na rede municipal da Serra.

Em pesquisa feita com a comunidade escolar (pais e responsáveis pelos alunos, diretores, professores, conselhos e entidades) em setembro, quando foram ouvidas 21.598 pessoas, a maioria se manifestou contrária ao retorno das aulas presenciais.

A pesquisa mostrou que 86,2% dos responsáveis pelos estudantes do ensino fundamental não queriam a abertura das escolas este ano. Já na educação infantil, 78,9% das famílias também não enviariam seus filhos para as creches, caso as unidades abrissem.

Os alunos vão continuar recebendo as atividades pedagógicas não presenciais. Eles devem fazer as tarefas e devolver para a escola, para que seja computada sua carga horária.

Além do acompanhamento pedagógico aos estudantes, a Secretaria de Educação da Serra informou que vai distribuir novamente, a partir do final de outubro, um kit de merenda com produtos orgânicos para todos os alunos da rede municipal de ensino.

GUARAPARI

Em Guarapari, diretores e coordenadores das escolas municipais receberam um comunicado da Secretaria Municipal da Educação informando que as aulas presenciais vão continuar suspensas até o final de 2020.

Imagem ilustrativa da imagem Serra e Guarapari anunciam que aulas presenciais não voltam este ano
Praia do Morro, em Guarapari: banhistas estão liberados para ficar na areia e entrar na água |  Foto: Roberta Bourguignon

A decisão, segundo a secretaria, foi baseada nos pedidos apresentados pela comunidade escolar, que envolve os professores e as famílias dos alunos. Em pesquisa com as famílias dos alunos, 88,5% dos consultados se manifestaram contrários ao retorno. Os profissionais do magistério que se manifestaram, segundo a secretaria, também foram em sua maioria desfavoráveis ao retorno presencial.

A prefeitura também recebeu um ofício do Conselho Municipal da Educação de Guarapari, em que os conselheiros se manifestam de forma contrária ao retorno das aulas presenciais. As atividades não presenciais serão mantidas para garantir a aprendizagem dos alunos e também a saúde dos profissionais e da comunidade escolar, segundo a prefeitura.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: