Saúde bucal: faculdades oferecem desconto
Estudantes fazem a maior parte dos atendimentos, mas sempre orientados por professores
Escute essa reportagem
Além de opção de buscar tratamentos nas unidades de saúde, faculdades também abrem vagas para atender à comunidade, geralmente cobrando taxas mais acessíveis.
Nas faculdades, os atendimentos na maior parte das vezes é realizado por estudantes, sempre orientados de perto por professores.
Para ter acesso aos atendimentos na clínica-escola do curso de Odontologia da Faesa, por exemplo, os pacientes devem se dirigir à Clínica Odontológica com os documentos de identificação cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as especialidades ofertadas estão cirurgia bucomaxilofacial, dentística, endodontia (canal), estomatologia e patologia bucal. Também são feitos tratamentos na área da odontogeriatria, odontopediatria e atendimento a pacientes com deficiência, periodontia e prótese.
Na Multivix também são ofertados serviços voltados para comunidade, como restaurações, próteses, endodontia (canal), periodontia (gengiva), e tratamentos para crianças em geral, com exceção ortodontia.
Os serviços da clínica odontológica são ofertados nas unidades de Vitória e de Vila Velha.
No caso da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), as vagas para atendimento neste semestre já fecharam. No entanto, vale ficar atento já que o Instituto de Odontologia da Ufes voltará a fazer levantamento de vagas e novos agendamentos, a partir de agosto.
Outro local em que é possível realizar tratamentos é na Associação Brasileira de Odontologia no Espírito Santo (ABO-ES). O secretário-geral da instituição, João Batista Gagno Intra, explicou que são ofertados cursos de aperfeiçoamento e especialização para profissionais formados.
“Como os cursos acontecendo, a comunidade tem também a oportunidade de ter acesso a serviços especializados. Eles são realizados por profissionais formados, que estão se especializado ou se aperfeiçoando, e com professores”.
Segundo João Batista, são realizados desde atendimentos para restaurações, até mesmo cirurgias, implantes, aplicações de botox, entre outros. “As pessoas podem buscar informações e se inscrever. A medida que surgem vagas, no momento em que os cursos acontecem, elas são chamados”.
Melhora na autoestima e na mastigação
Ao listar os benefícios do implante e próteses, profissionais da área destacaram a elevação da autoestima, bem como melhora no processo de mastigação.
Larissa Pavesi, periodontista e implantodontista, ressalta que, sem sombras dúvidas, os implantes e as próteses dentárias são cruciais para auxiliar não só na estética, mas principalmente na mastigação.
“Pacientes, por exemplo, que não têm os dentes posteriores, os dentes de trás, eles às vezes não conseguem mastigar. Como consequência da falta de estabilidade da mastigação, a longo prazo, as pessoas podem ter prejuízos, até com dores de cabeça e dores no ouvido”, disse.
Ela destaca, ainda, os avanços nos tratamentos, como implantes. “A tecnologia é valiosa principalmente nos planejamentos digitais. Hoje a gente consegue planejar uma cirurgia a ser realizada através dos aplicativos tecnológicos”.
Victor Simões, especialista em implante, diz que a reposição de um ou mais elementos dentais é de extrema importância.
“Quando repõe, imediatamente a pessoa já muda de vida, tanto socialmente, quanto funcionalmente em termos de alimentação. A pessoa normalmente fica mais saudável, ganha mais peso”.
Ele também falou sobre as tecnologias que estão precisas em relação a adaptação, até mesmo a estética. “Para quem tem perda total de dentes e tem condição de pagar, há uma prótese do tipo protocolo, que apoiada sobre quatro ou mais implantes. Ela é extremamente funcional”.
Thiago Batista Degli Esposti, especialista e mestre em implantodontia, citou algumas modernidades dos consultórios, a exemplo do scanner e tomografias digitais, que permitem fazer um guia cirúrgico.
“Dependendo da forma como a superfície é tratada, o que antes esperava de quatro a seis meses, hoje espera 20 dias de integração do parafuso no osso, então é muito mais rápido”.
Atendimentos em faculdades
Ufes
A direção do Instituto de Odontologia da Ufes (Ioufes) informou que recebe novos pacientes da comunidade em geral, de acordo com a demanda apresentada pelas disciplinas do curso de Odontologia da universidade federal.
Dessa forma, os critérios utilizados são a ordem de procura e as necessidades dos interessados, desde que possam ser acompanhadas pelos universitários que atendem no Ioufes em determinado momento.
Não há seleção por faixa de renda.
A agenda de atendimentos para o semestre está fechada, mas o Instituto voltará a fazer levantamento de vagas e novos agendamentos a partir de agosto. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3335-7234 ou 3335-7235.
UVV
A Clínica de Odontologia é voltada para atendimento do público adulto e infantil, incluindo pessoas com deficiência (PCD).
Oferece tratamentos odontológicos estéticos, tais como restaurações, clareamento dentário, próteses (coroas) fixas em porcelana e próteses removíveis.
São realizados também procedimentos cirúrgicos, como extrações e cirurgias de gengiva, além do tratamento endodôntico (canal).
As marcações de consulta devem ser feitas pelo telefone (27) 3421-2170 das 8h às 11h e de 13:30h às 17h.
Multivix
Serviços nas áreas de saúde são ofertados à comunidade com taxas acessíveis à população.
Nas Clínicas de Odontologia são ofertados serviços como restaurações, próteses, endodontia (canal), periodontia (gengiva) e tratamentos para criança (com exceção da ortodontia).
Multivix Vitória: de segunda a quinta-feira. Canal de atendimento: [email protected] - (27) 99706-7695.
Multivix Vila Velha: e-mail: [email protected]. Telefone: (27) 3202-4944
Faesa
Os atendimentos na clínica-escola do curso de Odontologia são realizados sempre de segunda-feira a sexta-feira.
Para ter acesso aos serviços, que são realizados por alunos sob a orientação de professores, os pacientes devem se dirigir à Clínica Odontológica portando os documentos pessoais (RG e CPF) e o Cartão do SUS.
O interessado também pode entrar em contato pelos telefones: (27) 2122-4553, 2122-4559 ou 2122-4568 para mais informações.
A clínica atende à comunidade do entorno da Instituição, da Grande Vitória e do interior do Estado.
Especialidades: Cirurgia Bucomaxilofacial, Dentística, Endodontia, Estomatologia e Patologia Bucal, Odontogeriatria, Odontopediatria, Pacientes com Deficiência, Periodontia e Prótese
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 14h às 17h. Endereço: Av. Jair Etiene Dessaune 110, Bento Ferreira, Vitória. Telefones: (27) 2122-4553 / 2122-4559 / 2122-4568. E-mail: [email protected].
Comentários