Obras a partir desta segunda-feira para melhorar acesso à 3ª Ponte
Primeira parte do projeto inclui transformar a rua Duckla de Aguiar em mão única. Intervenções serão feitas em períodos diurnos e noturnos
Escute essa reportagem
As obras que vão criar novos acessos à Terceira Ponte serão iniciadas nesta segunda-feira (03). A ação faz parte do Plano Mobilidade Leste, da prefeitura de Vitória, o qual visa melhorar a mobilidade urbana e a segurança viária.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, a primeira parte do projeto inclui transformar a rua Duckla de Aguiar em mão única com quatro faixas de acesso à Terceira Ponte.
Para isso, o acesso para a rua Almirante Soído será fechado pela Praça do Cauê, invertendo o sentido da rua. A avenida Desembargador Santos Neves será transformada, garantindo que três faixas entrem na rua Duckla de Aguiar e outras duas sigam pela avenida Cézar Hilal, ele explicou.
Também haverá: fechamento do acesso para a rua Almirante Soído pela rua Alaor de Queirós, invertendo o sentido da via, e retirada da rotatória existente entre a rua Eurico de Aguiar e a rua Almirante Soído.
Gustavo explicou que a intenção é as intervenções passarem a valer a partir de agosto. Em relação ao dia a dia das obras, disse que serão feitas em períodos de manhã e também noturno.
“A parte de pavimentação, por exemplo, será noturna. Há um planejamento de sinalização para não termos problemas com o trânsito, e todos os dias faremos uma avaliação. A nossa intenção é que ele não seja prejudicado”, ressaltou.
O secretário afirmou que as obras atendem a um pedido antigo dos moradores da região, os quais afirmavam que o fluxo de carros que trafegavam em vias internas, como a Almirante Soído, era muito grande.
“Ali é uma área residencial, tem condomínios, e em horário de pico fica sobrecarregada. Estamos jogando o fluxo para a avenida Desembargador Santos Neves, uma via arterial que tem capacidade”.
É válido ressaltar que, além das obras do “Bloco 1” (modificações para acesso à Terceira Ponte e nas ruas e avenidas ao redor), o Plano Mobilidade Leste também inclui alterações de mobilidade nos acessos à Ilha do Boi e Ilha do Frade.
Com duração de 360 dias e um investimento de mais de R$ 40 milhões, o plano abrange 21 intervenções viárias. A prefeitura afirmou que ele beneficiará 24 mil moradores e milhares de veículos que circulam diariamente entre Vila Velha, Serra e Cariacica.
Fique por dentro
Novos acessos à Terceira Ponte
Quando: as obras começam nesta segunda (03).
- As primeiras intervenções acontecem nos acessos à Terceira Ponte.
- Na região, a ideia é que as novas regras no trânsito passem a funcionar a partir de agosto.
Plano Mobilidade Leste
- Além dos novos acessos à Terceira Ponte, as obras incluem ainda alterações de mobilidade nos acessos à Ilha do Boi e à Ilha do Frade.
- As obras do Plano Mobilidade Leste estão previstas para serem concluídas em até 360 dias.
- O investimento nas obras é de R$ 41.979.971,04.
- Ao todo são 21 intervenções viárias desde a interseção da avenida Nossa Senhora dos Navegantes com a avenida Leitão da Silva até as pontes sobre o Canal de Camburi e nas ruas internas dos bairros da região.
- As melhorias incluem pavimentação, sinalização, drenagem, baias de ônibus e faixas adicionais, atendendo demandas de mais de dez anos das comunidades locais.
Intervenções Bloco 1
AVENIDA DESEMBARGADOR SANTOS NEVES
Objetivo: permitir e ampliar acesso de veículos à Terceira Ponte a partir da avenida Desembargador Santos Neves e da avenida Cézar Hilal.
Como: liberando a conversão à esquerda na rua Duckla de Aguiar e ampliando de uma para três faixas a agulha de retenção na avenida. Manutenção de uma faixa a partir da avenida Cézar Hilal, com semáforo de pedestres em botoeira.
RUA DUCKLA DE AGUIAR
Objetivo: ampliar a capacidade da via, passando de duas para quatro faixas de veículos.
Como: tornando via de mão única no sentido praça do pedágio. Obras de 31 de maio a 18 de junho.
RUA ALMIRANTE SOÍDO
Objetivo: reduzir o tráfego na via -priorizando tráfego local - facilitando acesso dos moradores aos imóveis;
Como: inversão de sentido da via entre rua Duckla de Aguiar e Praça do Cauê e da rua Eurico de Aguiar a rua Alaor de Queiroz Araújo. E retirada da rotatória na rua Eurico de Aguiar.
OUTRAS INTERVENÇÕES
- Abertura de acesso para a Av. João Batista Parra.
- Abertura de acesso para a Av. Nossa Senhora dos Navegantes.
- Novos acessos para Enseada do Suá.
- Novo acesso para a Ilha do Boi pela R. Humberto Martins de Paula.
- Novo retorno para o acesso à Rua Dra. Odete Braga Furtado.
- Aceso à Ilha do Frade.
- Ampliação para duas faixas de acesso para a Rua Moacir Avidos.
- Ampliação para duas faixas de acesso para a Rua Celso Calmon.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Comentários