X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Site do Vaticano destaca jovem surda do ES que se tornou coroinha

Jovem capixaba participou dos encontros com a presença de um intérprete


Imagem ilustrativa da imagem Site do Vaticano destaca jovem surda do ES que se tornou coroinha
Kalyla se tornou coroinha no dia 19 de maio |  Foto: Reprodução/Vatican News

O Vatican News, que divulga todas as notícias oficiais do Vaticano, trouxe um destaque especial direto de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Isso porque a capixaba Kalyla Santos Rodrigues, que é uma jovem surda oralizada, foi oficiada como coroinha no município no dia 19 de maio.

Como destaque, o site relata que a Paróquia Santa Clara de Assis de Colatina celebrou com festa a Solenidade de Pentecostes, onde aproximadamente 50 novos coroinhas foram instituídos para o serviço do altar - entre eles, estava a jovem Kalyla, que participou dos encontros com a presença de um intérprete.

Durante a cerimônia, ela falou sobre a formação e a emoção de ser instituída como coroinha.

"Este período formativo foi muito importante para mim. Lembro que no primeiro encontro, não havia a participação de um tradutor e intérprete de Libras/Português, me senti triste naquele momento, pois não conseguia entender claramente o que estava sendo ministrado, visto que a minha língua mais forte é a de contato é a Libras", relembrou.

"Após isso, conseguimos conversar e negociar com o Intérprete de Libras/Português, Vagner Neves, que é meu primo, que hoje agradeço a ele por ter me ajudado a interpretar todos os discursos da língua portuguesa para Libras e vice-versa. Confesso que foi linda a minha jornada até a formação. Agradeço também a Regina e a Elenice que também doaram um pouco de seu tempo para atuarem como intérpretes no curso", continuou ela, agradecendo a todos que a ajudaram.

"Em um dos encontros aprendi com o Frei Augusto que liturgia é fazer memória e como cristã isso passou a fazer todo sentido para mim. Com a presença de um intérprete eu comecei a compartilhar com todos um mesmo itinerário. É uma satisfação estar com vocês e compartilhar com todos essa caminhada”, finalizou ela.

A Celebração Eucarística foi realizada no Centro de Acolhida da Caritas, pertencente a Diocese de Colatina e foi presidida pelo pároco, Frei Pedro de Oliveira Rodrigues e concelebrada pelo Vigário paroquial, Frei Augusto Luiz Gabriel.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: