Site do Vaticano destaca jovem surda do ES que se tornou coroinha
Jovem capixaba participou dos encontros com a presença de um intérprete
Escute essa reportagem
O Vatican News, que divulga todas as notícias oficiais do Vaticano, trouxe um destaque especial direto de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Isso porque a capixaba Kalyla Santos Rodrigues, que é uma jovem surda oralizada, foi oficiada como coroinha no município no dia 19 de maio.
Como destaque, o site relata que a Paróquia Santa Clara de Assis de Colatina celebrou com festa a Solenidade de Pentecostes, onde aproximadamente 50 novos coroinhas foram instituídos para o serviço do altar - entre eles, estava a jovem Kalyla, que participou dos encontros com a presença de um intérprete.
Durante a cerimônia, ela falou sobre a formação e a emoção de ser instituída como coroinha.
"Este período formativo foi muito importante para mim. Lembro que no primeiro encontro, não havia a participação de um tradutor e intérprete de Libras/Português, me senti triste naquele momento, pois não conseguia entender claramente o que estava sendo ministrado, visto que a minha língua mais forte é a de contato é a Libras", relembrou.
"Após isso, conseguimos conversar e negociar com o Intérprete de Libras/Português, Vagner Neves, que é meu primo, que hoje agradeço a ele por ter me ajudado a interpretar todos os discursos da língua portuguesa para Libras e vice-versa. Confesso que foi linda a minha jornada até a formação. Agradeço também a Regina e a Elenice que também doaram um pouco de seu tempo para atuarem como intérpretes no curso", continuou ela, agradecendo a todos que a ajudaram.
"Em um dos encontros aprendi com o Frei Augusto que liturgia é fazer memória e como cristã isso passou a fazer todo sentido para mim. Com a presença de um intérprete eu comecei a compartilhar com todos um mesmo itinerário. É uma satisfação estar com vocês e compartilhar com todos essa caminhada”, finalizou ela.
A Celebração Eucarística foi realizada no Centro de Acolhida da Caritas, pertencente a Diocese de Colatina e foi presidida pelo pároco, Frei Pedro de Oliveira Rodrigues e concelebrada pelo Vigário paroquial, Frei Augusto Luiz Gabriel.
Comentários