Rio transborda e deixa ruas alagadas no Sul do Estado
Escute essa reportagem

A forte chuva que vem caindo no Estado durante a semana já provocou estragos em diversos municípios. Em Ibitirama, no Sul do Estado, o rio transbordou e deixou ruas alagadas nesta sexta-feira (19).
Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, o Rio Norte está cerca de quatro metros acima do nível normal. Os pontos de alagamentos foram registrados no Centro e no distrito de Santa Maria.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram registrados 133,40 milímetros de chuva em 24 horas.
Foi a cidade capixaba com maior volume de precipitação e a única com risco alto para deslizamento. A Defesa Civil Municipal está em alerta e monitora a situação.
Ainda pode chover mais em Ibitirama até a madrugada deste sábado (20). Um alerta do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) prevê granizo, vendaval, chuva intensa e tempestade.
O aviso vale também para Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Iúna e São José do Calçado, também na região Sul.
Municípios que registraram mais chuva
As cidades do Sul do Estado foram as que registraram mais chuva nas últimas 24 horas, de acordo com o Cemaden.

Depois de Ibitirama vem Apiacá e Bom Jesus do Norte, com mais de 100 milímetros cada. Já São José do Calçado registrou 93 milímetros e ruas também ficaram alagadas.
Irupi e Guaçuí tiveram mais de 88 milímetros de chuva cada. Os outros municípios registraram menos de 55 milímetros.
Alerta de deslizamento
Há risco de deslizamento em oito municípios além de Ibitirama, que apresenta a maior possibilidade.
O risco moderado vale para Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, na região metropolitana, Bom Jesus do Norte, Apiacá e Guaçuí, no Sul do Estado, e Santa Leopoldina, na Serrana.
Principais ocorrências
No boletim divulgado no fim da manhã desta sexta, a Defesa Civil Estadual também divulgou as principais ocorrências do dia. Em Apiacá, uma família foi retirada de casa de forma preventiva e direcionada para a residência de familiares.
Já em Bom Jesus do Norte um talude caiu e atingiu parcialmente um veículo. Em Cachoeiro de Itapemirim, na mesma região, houve queda de uma árvore e da energia elétrica no bairro Aparecida.
Desalojados
Nove pessoas tiveram que deixar suas casas em função das fortes chuvas. Quatro estão desalojadas em Vila Velha, três em Iúna e duas em Apiacá.
Comentários