X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Residência Oficial vai virar parque aberto

| 14/08/2021 10:34 h | Atualizado em 14/08/2021, 10:51

A área externa da Residência Oficial do Governador, localizada na Praia da Costa, em Vila Velha, vai virar um parque público aberto à visitação. O lançamento do projeto do Parque Cultural Casa do Governador será hoje.

A Residência Oficial foi construída em 1924 pelo Interventor do Estado, João Punaro Bley. Antes, o local fazia parte da Fazenda da Costa, criada em 1535, nos primórdios da Capitania Hereditária do Espírito Santo, pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho.

A área fica na Praia da Costa, aos pés do Morro do Moreno e próximo da Ponta da Sereia.
O parque terá três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico, além de um anfiteatro para eventos. O governo do Estado também vai abrir um edital para selecionar esculturas que serão expostas no local.

O governo deve anunciar hoje a data de abertura do parque, assim como o horário e o modelo de funcionamento. Não foi informado se haverá algum tipo de visita dentro da residência e na praia particular, que fica no terreno.

A praia possui cerca de 160 metros de extensão. Além do portão e dos muros que cercam a Residência Oficial, a praia ainda fica isolada por estar encravada em uma área entre árvores e pedras. Com isso, a faixa de areia não é ligada às praias vizinhas, como a Praia da Costa.

Residência Oficial, na Praia da Costa, vai ser transformada  no Parque Cultural Casa do Governador
Residência Oficial, na Praia da Costa, vai ser transformada no Parque Cultural Casa do Governador |  Foto: Kadidja Fernandes/ AT/ 02/08/2019

Pelo mar, o acesso é delimitado com boias instaladas a uma distância da areia, restringindo o acesso ao local. A segurança é de responsabilidade da Casa Militar.

No mês passado, uma representação foi feita junto à Procuradoria do Ministério Público Federal do Espírito Santo (MPF-ES) para que a população tenha acesso à praia da Residência Oficial.

O documento, assinado pelo deputado Sergio Majeski, usa como justificativa o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, regulamentado em 2004 e estabelecendo que as praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado o livre e franco acesso.

Em nota, o MPF informou que a representação foi analisada e está em andamento. “O Governo do Estado foi oficiado para se manifestar sobre os fatos narrados na representação e tem até 30 dias para enviar a resposta ao MPF”, informou o órgão.

Saiba mais

História

  • Em 1535, na época da Capitania Hereditária do Espírito Santo, o donatário Vasco Fernandes Coutinho criou a Fazenda da Costa.
  • A área fica na Praia da Costa, aos pés do Morro do Moreno e próximo da Ponta da Sereia.
  • Em 1924, o Interventor do Estado, João Punaro Bley, desapropriou o loteamento e construiu a Residência Oficial do Governador.
  • Além da residência, a área possui uma praia com cerca de 160 metros de extensão, sendo a maior da região, fora a Praia da Costa.

Parque

  • O Parque Cultural Casa do Governador ficará na área externa da Residência Oficial.
  • O parque terá três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico, com anfiteatro e exposição de esculturas.
  • A data de inauguração e o modelo de visitação devem ser anunciados hoje, no lançamento do projeto.
  • O governo do Estado não informou se o parque terá acesso à praia particular e se haverá algum tipo de visita dentro da residência.

Fonte: Governo do Estado e pesquisa AT.
 

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS