Residência Oficial vai virar parque aberto
Escute essa reportagem
A área externa da Residência Oficial do Governador, localizada na Praia da Costa, em Vila Velha, vai virar um parque público aberto à visitação. O lançamento do projeto do Parque Cultural Casa do Governador será hoje.
A Residência Oficial foi construída em 1924 pelo Interventor do Estado, João Punaro Bley. Antes, o local fazia parte da Fazenda da Costa, criada em 1535, nos primórdios da Capitania Hereditária do Espírito Santo, pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho.
A área fica na Praia da Costa, aos pés do Morro do Moreno e próximo da Ponta da Sereia.
O parque terá três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico, além de um anfiteatro para eventos. O governo do Estado também vai abrir um edital para selecionar esculturas que serão expostas no local.
O governo deve anunciar hoje a data de abertura do parque, assim como o horário e o modelo de funcionamento. Não foi informado se haverá algum tipo de visita dentro da residência e na praia particular, que fica no terreno.
A praia possui cerca de 160 metros de extensão. Além do portão e dos muros que cercam a Residência Oficial, a praia ainda fica isolada por estar encravada em uma área entre árvores e pedras. Com isso, a faixa de areia não é ligada às praias vizinhas, como a Praia da Costa.

Pelo mar, o acesso é delimitado com boias instaladas a uma distância da areia, restringindo o acesso ao local. A segurança é de responsabilidade da Casa Militar.
No mês passado, uma representação foi feita junto à Procuradoria do Ministério Público Federal do Espírito Santo (MPF-ES) para que a população tenha acesso à praia da Residência Oficial.
O documento, assinado pelo deputado Sergio Majeski, usa como justificativa o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, regulamentado em 2004 e estabelecendo que as praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado o livre e franco acesso.
Em nota, o MPF informou que a representação foi analisada e está em andamento. “O Governo do Estado foi oficiado para se manifestar sobre os fatos narrados na representação e tem até 30 dias para enviar a resposta ao MPF”, informou o órgão.
Saiba mais
História
- Em 1535, na época da Capitania Hereditária do Espírito Santo, o donatário Vasco Fernandes Coutinho criou a Fazenda da Costa.
- A área fica na Praia da Costa, aos pés do Morro do Moreno e próximo da Ponta da Sereia.
- Em 1924, o Interventor do Estado, João Punaro Bley, desapropriou o loteamento e construiu a Residência Oficial do Governador.
- Além da residência, a área possui uma praia com cerca de 160 metros de extensão, sendo a maior da região, fora a Praia da Costa.
Parque
- O Parque Cultural Casa do Governador ficará na área externa da Residência Oficial.
- O parque terá três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico, com anfiteatro e exposição de esculturas.
- A data de inauguração e o modelo de visitação devem ser anunciados hoje, no lançamento do projeto.
- O governo do Estado não informou se o parque terá acesso à praia particular e se haverá algum tipo de visita dentro da residência.
Fonte: Governo do Estado e pesquisa AT.
Comentários