Venda Nova vai ter usina solar e wi-fi gratuito
Energia limpa produzida deverá abastecer 86 unidades públicas e reduzir as despesas da cidade por 25 anos
Escute essa reportagem

Novas luminárias, pontos de wi-fi gratuito, câmeras de videomonitoramento e até uma usina solar para abastecer unidades públicas com energia limpa. As novidades devem gerar economia financeira, redução na emissão de poluentes, além de garantir novos serviços à população.
A prefeitura de Venda Nova do Imigrante assinou ontem o contrato com a empresa vencedora da licitação para implantação da Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente na cidade.
Com investimento de R$ 10,8 milhões, a empresa Brilha Venda Nova do Imigrante será responsável pelos serviços previstos no contrato pelos próximos 25 anos.
Na cidade, serão instaladas 2.850 luminárias de LED, 18 pontos de Wi-Fi gratuito e 61 câmeras de videomonitoramento. Também será implantada uma usina solar de 750 kWp para abastecer 86 unidades públicas com energia limpa, o que significa uma estimativa de redução das emissões de dióxido de carbono em 2,68 mil toneladas de CO2 por ano ao longo do contrato.
As melhorias representam uma economia de R$ 42 milhões e uma redução de cerca de 33,48% nos gastos públicos, segundo o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que coordena o Programa ES Inteligente. Além de contribuir com a criação de mais de 200 empregos diretos e indiretos.
“Esses fatores são fundamentais para o desenvolvimento do interior capixaba, por impulsionar a economia, melhorar a qualidade de vida dos moradores e tornar a região mais competitiva”, atesta o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.
“Venda Nova do Imigrante será a primeira experiência, mas temos outras três cidades (Afonso Cláudio, Vargem Alta e Alegre) em vias de publicação de edital para contratação de empresa”, afirmou o governador Renato Casagrande.
“A ação permite a ampliação dos serviços disponíveis para a população, como a ampliação do uso do videomonitoramento e a disponibilização de internet livre em espaços de grande circulação, além de aumentar a eficiência do poder público”, acrescentou Casagrande.
O Programa ES Inteligente é voltado para o desenvolvimento de produtos públicos, por meio de concessões e da estruturação de Parcerias Público-Privadas.
Os pacotes de serviços do programa têm como objetivo promover segurança à população, por meio da inclusão digital com Wi-Fi público; e sustentabilidade, a partir da geração de energia limpa.
Tecnologias novas
Serão instaladas 2.850 luminárias de LED, 18 pontos de wi-fi gratuitos e 61 câmeras de videomonitoramento.
Uma usina solar de 750 kWp será implantada para abastecer 86 unidades públicas com energia limpa.
Os gastos públicos devem ter redução de 33,48% com o investimento.
Programa ES Inteligente
Visa promover segurança à população, por meio da inclusão digital com wi-fi público; e sustentabilidade, com a geração de energia limpa.
Alegre, Afonso Cláudio e Vargem Alta estão para publicar edital do programa.
Fonte: Bandes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários