X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Novas versões para pratos com frutos do mar

Poke havaiano de camarão, patinha de siri, peixe empanado na cerveja com açafrão e empanadas são algumas delícias que serão servidas em festival


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novas versões para pratos com frutos do mar
A chef Nadhyesda Hehr, que participa pelo segundo ano consecutivo, escolheu a receita linguini al mare para vender no evento |  Foto: Roberta Bourguignon / AT

A 26ª edição do Festival Capixaba de Frutos do Mar, no balneário de Iriri, em Anchieta, apresenta novas versões para pratos com frutos do mar e promete encantar os visitantes.

A apresentação do cardápio foi feita nesta quarta-feira (25) e o evento acontece, aberto ao público, de 10 a 15 de outubro, na nova praça de eventos da Praia da Costa Azul.

Leia mais sobre Cidades: Regional

A chef Nadhyesda Hehr, que participa pelo segundo ano consecutivo, trouxe uma deliciosa receita: o linguini al mare.

“Escolhemos a massa para servir com camarão, lula e polvo salteados na manteiga de sálvia. Fica realmente irresistível”, destaca ela. Além do linguini, outros pratos merecem destaque.

A empreendedora Cléia Oliveira continua a fazer sucesso com seus acarajés, vendendo mais de 5 mil bolinhos em cada evento.

Silvana Alves Cordeiro apresenta um poke de camarão e patinha de siri, ressaltando a frescura dos ingredientes da região. “Esse prato traz um toque local à iguaria havaiana”, destaca.

As chefs Fernanda Braga e Suzy Ferreira trazem sua experiência de mais de 20 anos. Além do famoso camarão na moranga e empanadas argentinas, Suzy apresenta pela primeira vez o fish and chips, um clássico britânico.

“O peixe é empanado na cerveja com açafrão e acompanha purê de ervilha e batatas”, conta.

A empreendedora Maria Helena da Costa não deixa de lado sua famosa sobremesa: o sorvete tailandês preparado na chapa. Serão mais de 20 estandes com comidas, doces, cervejas, cachaça e drinques para todos os gostos.

“Com uma variedade tão rica de pratos e sabores, o evento promete ser uma verdadeira celebração da gastronomia de frutos do mar, trazendo novas experiências e tradições para todos os paladares”, destaca Sirlene Ferreira, presidente da Associação Iriri Vivo, que organiza o evento.

Atrações

O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, frisou que o festival é um dos mais importantes do balneário. Ele espera receber cerca de 50 mil pessoas nos seis dias de evento.

“É uma oportunidade grande de fazer girar a economia no balneário de Iriri. As hospedagens estão quase esgotadas”.

Nesta edição, haverá MPB, sertanejo e até Carnaval, com marchinhas e escola de samba. Há também aulas-show e evento esportivo para adultos e crianças. A entrada no local é gratuita.


Confira algumas delícias

Acarajé é sucesso no festival

Imagem ilustrativa da imagem Novas versões para pratos com frutos do mar
Cléia mostra seus acarajés |  Foto: Roberta Bourguignon / AT

A empreendedora Cléia Oliveira chega a vender mais de 5 mil acarajés por evento. Ela destaca que o seu bolinho é leve e pode ser apreciado durante os seis dias do festival. “O bolinho é de feijão, é frito e no recheio vai vatapá, caruru, camarão, vinagrete, e pimenta a gosto. Quem come um, na maioria das vezes pede o segundo”, garante.

Cachaça para acompanhar

Imagem ilustrativa da imagem Novas versões para pratos com frutos do mar
Matheus conta que cachaças já foram premiadas até na China |  Foto: Roberta Bourguignon / AT

O empreendedor Matheus Rigoni vai servir cachaça com as delícias do festival e mostrar que a bebida combina até mesmo com os frutos do mar.

“Trouxemos a cachaça para o evento para apresentar aos visitantes como é saborosa com frutos do mar. A bebida será servida tanto em dose quanto em drinque. Nossa cachaça é de 1957 e está na 4ª geração. Temos cachaças premiadas na China e rótulos premiados nacionalmente”.

Pescado, marisco e batata

Imagem ilustrativa da imagem Novas versões para pratos com frutos do mar
Diana Brito mostra o carro-chefe da Cozinha do Pescador, a porção de pescado, marisco e batatinhas |  Foto: Roberta Bourguignon / AT

A chef Diana Brito, da Cozinha do Pescador, levará o prato carro-chefe do estabelecimento: a porção que combina pescado, marisco e a clássica batatinha.

“Este prato, que inclui peroá, camarão, filé de peixe, banana, batata e mandioca, é sempre um sucesso e não poderia ficar de fora deste evento mais uma vez”, destacou Diana.

Toque inglês

Imagem ilustrativa da imagem Novas versões para pratos com frutos do mar
Chefs Fernanda Braga e Suzy Ferreira mostram delícias caseiras |  Foto: Roberta Bourguignon / AT

As chefs Fernanda Braga e Suzy Ferreira trouxeram as delícias que preparam em casa há mais de 20 anos, além do famoso camarão na moranga e as empanadas argentinas, que conquistam o paladar e que são preparadas por Fernanda.

Já Suzy apresenta pela primeira vez o fish and chips, um clássico britânico que aprendeu durante sua imersão na Inglaterra. “Trouxe para o festival o fish and chips, que é o peixe empanado na cerveja com açafrão, e acompanha purê de ervilha e batatas”.

Poke de camarão

Imagem ilustrativa da imagem Novas versões para pratos com frutos do mar
Poke de camarão e patinha de siri encantaram visitantes |  Foto: Roberta Bourguignon / AT

A chef Silvana Cordeiro apresentou um diferente poke de camarão e a patinha de siri, que encantaram os visitantes durante a apresentação dos pratos.

Mais de 30 tipos de doces

Imagem ilustrativa da imagem Novas versões para pratos com frutos do mar
Priscila Xavier conta que levará mais de 30 tipos de doces |  Foto: Roberta Bourguignon / AT

Depois de vender mais de 4 mil doces no evento do ano passado, Priscila Xavier vai levar novamente mais de 30 tipos de doces caseiros. Tem cajuzinho caseiro e doce de leite ninho feito em fogão de alta pressão, por exemplo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: