X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Morre o primeiro reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta

Informação foi divulgada pelo próprio Santuário Nacional, por meio das redes sociais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Morre o primeiro reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta
Morre o primeiro reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta |  Foto: Divulgação

Faleceu nesta quarta-feira (23), em São Paulo, aos 80 anos, o padre jesuíta César Augusto dos Santos, primeiro reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, no Espírito Santo. Com forte atuação na preservação da memória do Apóstolo do Brasil, o religioso teve papel importante na causa de canonização de São José de Anchieta e dedicou sua vida à missão jesuítica.

A informação foi divulgada pelo próprio Santuário Nacional, por meio das redes sociais.

Segundo a Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. César construiu uma trajetória marcada pela espiritualidade, comunicação e compromisso com a fé. Entre 2008 e 2014, viveu em Roma, na Residência São Pedro Canísio, onde dirigiu o programa brasileiro da Rádio Vaticano.

Com profundo conhecimento sobre a vida e a obra de Anchieta, foi chamado de volta ao Brasil ainda em 2014, ano em que o então beato foi canonizado, para assumir a reitoria do Santuário localizado na cidade de Anchieta. Permaneceu no cargo até 2017.

A partir de então, passou a atuar em São Paulo, onde desenvolveu atividades ligadas aos Exercícios Espirituais, à espiritualidade inaciana e à captação de recursos para a Província dos Jesuítas do Brasil.

Em 2023, já com a saúde mais frágil, foi transferido para Salvador (BA), onde atuou como orientador espiritual na comunidade Padre Antônio Vieira, sendo depois destinado à Comunidade Nossa Senhora da Estrada, em São Paulo, para receber cuidados médicos mais especializados.

Em nota, a Prefeitura de Anchieta lamentou a perda. “A Prefeitura Municipal de Anchieta lamenta profundamente o falecimento do Padre César Augusto dos Santos, SJ, primeiro reitor do Santuário Nacional São José de Anchieta. Sua dedicação à fé e à cultura deixou marcas indeléveis na cidade de Anchieta e no coração de todos que o conheceram. Que seu legado continue a inspirar gerações. Descanse em paz, Padre César.”

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: