X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Festival de Frutos do Mar de Iriri entra no calendário nacional

Evento de gastronomia que destaca pratos com frutos do mar passa a ser divulgado para todo o País pelo Ministério do Turismo


Imagem ilustrativa da imagem Festival de Frutos do Mar de Iriri entra no calendário nacional
O chef Gilson Surrage comemorou a conquista do balneário de Iriri |  Foto: Roberta Bourguignon

O Festival Capixaba de Frutos do Mar, que acontece anualmente no balneário de Iriri, em Anchieta, no litoral Sul do Espírito Santo, entrou para o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo (MTur).

Com o objetivo de divulgar os eventos turísticos brasileiros e agregar valor à imagem dos destinos, o Calendário Nacional de Eventos fornece informações sobre ofertas turísticas do Brasil que possam ser úteis no momento de planejar as viagens.

“É um reconhecimento e uma credibilidade a inclusão do evento no calendário nacional. O festival evoluiu e 'gourmetizou', são pratos preparados ao vivo e diferenciados. Uma conquista importante para balneário de Iriri e para o município de Anchieta”, comemorou o chef Gilson Surrage, participante de todas as edições do festival.

Em sua 26ª edição, que acontece em outubro, o maior evento gastronômico da região turística litorânea Sul apresentará aulas de gastronomia com chefs renomados, shows e apresentações culturais, e será realizado na nova praça de eventos da Praia da Costa Azul.

O local está sendo reformulado e terá quatro restaurantes, banheiros e uma loja de artesanato. Sirlene Ferreira, à frente da Associação Iriri Vivo, organizadora do evento, ressaltou a importância do festival se tornar conhecido nacionalmente e o aumento da responsabilidade em tornar a edição 2024 um marco para Anchieta e todo Estado.

“É uma grande notícia e uma responsabilidade de grande proporção. A edição deste ano vai ter que ser um marco na nossa história. Vamos trabalhar para isso”.

De acordo com o MTur, o evento é a representação da relevância da gastronomia capixaba para o município de Anchieta.

O festival costuma atrair muitos turistas, que escolhem Iriri para aproveitar a oportunidade de lazer no período do feriado de 12 de outubro. Em 2020, Anchieta foi agraciada com o título de Capital Estadual da Moqueca Capixaba e no ano de 2021 o título foi ampliado pela Assembleia Legislativa para Capital Estadual da Moqueca Capixaba e dos Frutos do Mar.

Saiba mais

O Festival Capixaba de Frutos do Mar 2024 acontece entre os dias 11 e 15 de outubro.

A praça de eventos na Praia da Costa Azul, onde acontece anualmente o evento, está sendo reformulada. O espaço contará com quatro restaurantes, banheiros e uma loja de artesanato.

No ano de 2020, Anchieta foi agraciada com o título de Capital Estadual da Moqueca Capixaba e no ano de 2021 esse título foi ampliado pela Assembleia Legislativa do Estado, para Capital Estadual da Moqueca Capixaba e dos Frutos do Mar.

A inclusão do festival no calendário do MTur foi aprovada no dia 10 de maio. A submissão do evento é da edição atual, cada próxima edição deve ser submetida novamente, de acordo com as informações atualizadas, como data, programação e local de realização.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: