Cidade do Sul do ES registra quase 300 milímetros de chuva
Chuva forte atingiu o Sul do Espírito Santo nas últimas horas
Escute essa reportagem
A cidade de Bom Jesus do Norte, no Sul do Espírito Santo, registrou 295 milímetros de chuva acumulada em menos de 24 horas. A informação foi divulgada pela Defesa Civil Estadual em boletim extraordinário publicado às 6 horas, deste sábado (23), por conta das fortes chuvas que atingem a região.
A região Sul é castigada pela forte chuva desde a sexta-feira (22) e cidades ficaram completamente tomadas pela água, que chegou a atingir o segundo andar de imóveis em Mimoso do Sul, que foi a segunda cidade onde mais choveu no Estado, com acumulado de 228 milímetros.
Neste momento, Bom Jesus do Norte se encontra em risco muito alto para deslizamentos de terra e risco alto para inundações, segundo o relatório da Defesa Civil Estadual. Em Mimoso do Sul, o risco de inundações também é alto e o de deslizamentos de terra é moderado.
Logo no início da manhã deste sábado, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi até o Quartel do Corpo de Bombeiros, em Vitória, onde está localizado o Centro de Inteligência da Defesa Civil Estadual.
Casagrande compartilhou um vídeo nas redes sociais, informando que Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão monitorando a situação das chuvas fortes no Sul do Estado e articulando com o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Secretaria da Casa Militar, o apoio aos municípios mais afetados pelos temporais.
"De nove a dez municípios, nós tivemos chuvas acima de 100 milímetros. É o caso de Bom Jesus do Norte, Mimoso do Sul, Alegre, Guaçuí, Muniz Freire, Jerônimo Monteiro e Vargem Alta. Municípios que estão neste momento sofrendo muito com chuva. Nossas equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil já estão na região trabalhando. Deslocamos todas as nossas bases de Corpo de Bombeiros da região para esses municípios. Nossa equipe do Quartel (Vitória) também está se deslocando para lá e as aeronaves também para podermos dar atenção nesse momento", afirmou Casagrande.
A forte chuva é causada por uma frente fria que se deslocou do Sul do País para o Sudeste neste fim de semana.
Comentários