X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Carro vai identificar buracos no trânsito em Cachoeiro de Itapemirim

Veículo equipado com inteligência artificial também detecta problemas como falta de sinalização nas vias e calçadas irregulares


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Carro vai identificar buracos no trânsito em Cachoeiro de Itapemirim
carro comandado pela startup Mapzer é equipado com câmeras e processamento de dados em tempo real |  Foto: Clóvis rangel

Um carro equipado com um software que utiliza inteligência artificial  e câmeras vai identificar buracos, falhas no trânsito e até melhorias que precisam ser feitas nos espaços públicos de Cachoeiro de Itapemirim. 

De acordo com informações da prefeitura, dentre as outras funções do veículo, que será operado por uma empresa terceirizada do Paraná, estão a identificação de rachaduras e falta de sinalização nas vias, calçadas irregulares, materiais em locais impróprios, descarte de lixo irregular e placas de trânsito fora de padrão.

Segundo a coordenadoria executiva de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Cachoeiro, o automóvel fará a varredura por todo o município a cada 30 dias, conforme estabelecido por contrato. 

As informações serão repassadas em tempo real para a administração municipal, que encaminhará as demandas para o respectivo órgão competente.

“Somos o primeiro município do Estado a contar com a utilização do carro com esse tipo de tecnologia no reforço aos serviços públicos de manutenção urbana”, destacou o coordenador executivo de Tecnologia da Informação de Cachoeiro, Élcio Sá Neto. 

O carro “inteligente” foi lançado durante a InovaES, que aconteceu nesta semana, no campus do Instituto Federal do Espírito Santo em Cachoeiro de Itapemirim. 

Durante o primeiro dia do evento, também aconteceu o pré-lançamento do aplicativo Cachoeiro Online, nova plataforma da gestão municipal para facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos, como agendamentos e abertura de solicitações.

Segundo a prefeitura, a ferramenta contará com espaço exclusivo do Procon do município, onde o cidadão poderá abrir e acompanhar processos, realizar consulta de preços, participar de audiências e acessar o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Além disso, o aplicativo Cachoeiro Online disponibilizará um assistente virtual com reconhecimento de voz e texto, informações sobre transporte público, chamados, dúvidas e outros serviços.

Em fase final de desenvolvimento, a plataforma passa por um período de testes para aprimorar funcionalidades. O lançamento está previsto para o próximo mês.

SAIBA MAIS

Carro inteligente

A Mapzer, a startup que comandará o carro inteligente em Cachoeiro de Itapemirim, é do Paraná e usa inteligência artificial 100% nacional.

O carro é equipado com câmeras e processamento de dados em tempo real para registrar dados e informações que podem servir de base para atender às necessidades do município. 

A tecnologia, que já está em funcionamento em diferentes regiões do País, contribui para o conceito de “smart cities” (uma cidade eficiente, conectada e sustentável)  e traz mais funcionalidade para a gestão pública, que consegue direcionar esforços de maneira mais assertiva, além de contribuir para a melhoria de vida dos cidadãos.

Atualmente, ela já faz parte da realidade de municípios dos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Bahia, São Paulo e Goiás, impactando mais de quatro milhões de brasileiros.

Fonte: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: