X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

“Queremos os jovens prontos para atuarem pelo Brasil”, diz comandante do Exército

| 25/08/2021 17:01 h | Atualizado em 25/08/2021, 17:16

Soldados no 38º BI
Soldados no 38º BI |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Com 373 anos de existência e cada vez menos convocados para prestar serviços militares, o Exército Brasileiro busca uma reaproximação com os jovens. É nesse contexto que é comemorado nesta quarta-feira (25) o Dia do Soldado, data que celebra a atividade nas Forças Armadas do País.

Entre os milhares de jovens que fazem o alistamento obrigatório no Exército ao completar 18 anos, somente 180 foram recrutados este ano no Estado, todos de Vitória.

Tenente-coronel Rodrigo Penalva  diz que Exército quer estar alinhado aos jovens
Tenente-coronel Rodrigo Penalva diz que Exército quer estar alinhado aos jovens |  Foto: Kadidja Fernandes/AT
Essa tentativa de realinhamento com os jovens, no entanto, não tem como objetivo final um número maior de convocados, segundo o tenente-coronel Rodrigo Penalva de Oliveira, comandante do 38º Batalhão de Infantaria.

“Buscamos sempre estar alinhados e próximos dos jovens. Nossa preocupação é que ele saiba que, mesmo que não seja recrutado de imediato, passa a fazer parte do nosso quadro de reservista. Ao longo de cinco anos, ele está apto a servir a qualquer momento em que for chamado. Queremos eles prontos para atuar pelo País”, disse.

O alistamento no Brasil é obrigatório para todo homem que completa 18 anos. Caso ele não se aliste, terá diversas restrições ao longo da vida, já que o certificado é exigido para diversas situações, como matrícula na faculdade, retirada do passaporte e participação em concurso público.

“A realidade do recrutamento de jovens não mudou muito ao longo dos anos porque o alistamento é obrigatório. Sendo assim, não impacta nos recrutamentos porque a demanda continua linear. O percentual de alistados não diminuiu, mas o número de convocados sim, por conta dessa reestruturação de diminuição de convocados”.

Mesmo sem visar um número maior de recrutamento, o Exército faz questão que os jovens se alistem. É tanto que campanhas na televisão e redes sociais continuam reforçando essa necessidade, inclusive com linguagem mais próxima dos jovens.

“Não é o objetivo (buscar mais jovens). O intuito é chamar para o alistamento”, afirma Penalva, ressaltando a importância do Exército.
“Nossa principal missão sempre foi e sempre será garantir a soberania do território brasileiro. Além disso, temos o compromisso de cooperar com o povo, dando suporte às necessidades urgentes, como enchentes e agora na pandemia. Nossa importância está em servir”.


Programação


Dia do Soldado

  • Comemorada no dia 25 de agosto, hoje, a data celebra a atividade das Forças Armadas no Brasil.

  • A escolha da data foi em homenagem ao aniversário de Duque de Caxias, Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro.

Programação no Estado

  • Uma série de atividades serão realizadas para celebrar a data no Estado.

Apresentação musical

  • A Banda de Música do 38° Batalhão de Infantaria se apresenta amanhã, sexta e sábado em Vila Velha.

  • Quinta: às 19h30, no Boulevard Shopping.

  • Sexta-feira: às 19h30, no Shopping Vila Velha.

  • Sábado: às 19h30, no Parque da Prainha.

Exposição

  • De quinta a sábado, haverá exposição de material do Exército, como viaturas, no Boulevard Shopping, em Vila Velha, das 16 às 22 horas.

  • Haverá material de camuflagem para pintar as crianças.

Fonte: Exército brasileiro.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS