Queda de marquise: Loja já havia sido notificada pela prefeitura
Escute essa reportagem

O coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, declarou que a loja em que a marquise desabou na manhã desta quinta-feira (29) já havia sido notificada pela prefeitura, em janeiro deste ano, por não apresentar laudo da edificação. Uma pessoa ficou ferida e a loja foi interditada.
"É uma edificação que já havia sido notificada pela prefeitura, inclusive solicitando apresentação de laudo estrutural, atestando a estabilidade do imóvel, o que não foi atendido. Diante disso, a prefeitura encaminhou o caso ao Ministério Público", declarou o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno.
Agora, a loja está interditada e deve continuar até que seja comprovada a estabilidade da estrutura, segundo o coordenador.
"Aconteceu uma ocorrência por falta de manutenção preventiva, então a prefeitura notificou novamente e ele vai receber um prazo para fazer essa recuperação. Por enquanto, a área está interditada e vai passar por uma vistoria. Assim que os engenheiros afirmarem que possui estabilidade de edificação, a gente libera. Caso contrário, mantemos a interdição, para que sejam feitos os reparos".
Após uma avaliação inicial, Jantorno afirmou que foram encontradas falhas no material utilizado para sustentar a marquise.
"Já fizemos a limpeza e retirada de todo o material, para evitar novos acidentes e podemos identificar aqui uma ausência de uma ferragem adequada que ancorasse essa estrutura. Lógico que vamos nos aprofundar um pouco mais nessa avaliação que vai ser realizada agora pelo nosso corpo técnico, para poder emitir um parecer mais seguro", disse.
Além disso, o coordenador contou que uma nova placa de publicidade foi instalada na estrutura do imóvel há dois dias.
"Vários fatores podem contribuir para o desabamento de uma marquise, como a perda de propriedade do material, por conta de infiltração, o sobrepeso, por conta de algum objeto que foi instalado em cima, até mesmo material de publicidade. Aqui mesmo nesse imóvel, a gente teve a informação de que há dois dias foi instalada uma nova placa de publicidade. Então, dependendo da forma que foi instalada, pode ter contribuído também".
Comentários