X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Programa Qualificar ES vai oferecer curso de prevenção de acidentes domésticos

| 16/08/2021 17:04 h | Atualizado em 16/08/2021, 17:26

Acordo foi firmado nesta segunda
Acordo foi firmado nesta segunda |  Foto: Divulgação/Sectides

O isolamento durante a pandemia evidenciou um problema que são os acidentes domésticos. O governo do Estado, por meio do Programa de Qualificar ES, vai ministrar cursos de prevenção de acidentes dentro de casa a partir do final deste mês. 

O projeto chamado “Mãe Prevenida Vale Uma Vida” vai orientar, por meio de palestras do Corpo de Bombeiros, sobre prevenção a acidentes, como situações de engasgo/asfixia em bebês, queimaduras, intoxicação, escoriações fratura, hemorragia, desmaio, convulsão ataque por animal peçonhento, choque elétrico e cuidados no lar.

Segundo o governo, apesar do nome, o projeto é direcionado a qualquer pessoa que tenha crianças sob seus cuidados. O objetivo é contribuir para que as pessoas tenham acesso a informações preciosas para prevenir acidentes domésticos. 

O acordo de cooperação foi firmado, nesta segunda-feira (16), entre a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), no Quartel do Comando-geral da Corporação, em Vitória. 

Segundo o governo, o objetivo é orientar e capacitar alunos do programa dando dicas importantes sobre os cuidados domésticos necessários para a prevenção de acidentes. A iniciativa terá início neste mês de agosto nos polos onde é oferecido o Qualificar ES.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann; o subsecretário de Gestão e Parcerias, Ricardo Pessanha; a subsecretária de Educação Profissional, Solange Batista; a gerente de Educação Profissional, Renata Resstel; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira; e o autor do projeto “Mãe Prevenida Vale uma Vida”, tenente coronel Carlos Wagner Borges participaram do momento de assinatura do acordo de cooperação.

O secretário de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, afirmou que as palestras terão caráter informativo e serão abertas aos inscritos no Programa Qualificar ES.

“Será uma grande oportunidade para homens e mulheres que tenham interesse em aprender sobre o assunto. A ideia é que a informação alcance o maior número de pessoas e se multiplique, já que o objetivo é proteger e salvar vidas. A equipe dos Bombeiros vai ministrar palestras e vai visitar todos os polos onde acontecem as aulas dos Qualificar ES, portanto todos os municípios serão contemplados até janeiro de 2022 e os participantes após o curso vão receber novas dicas por meio do WhatsApp”, disse Tyago.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, destacou que ensinar sobre prevenção e primeiros socorros faz parte da missão da Corporação. Ele também adiantou que o Qualificar ES é um projeto de grande importância para a sociedade e fazer parte desse programa é motivo de grande satisfação. “Quando ensinamos as famílias como proteger suas crianças de acidentes domésticos e como agir caso eles aconteçam, estamos promovendo segurança às crianças e conhecimento aos pais. Fazer parte do Programa Qualificar ES é extremamente importante para ampliar o nosso alcance”, declarou.

As primeiras palestras por meio do Programa Qualificar ES estão previstas para ocorrer em Cariacica. Em seguida, o projeto será levado para outros municípios da Grande Vitória e do Interior do Estado. Após a primeira palestra, presencial, os participantes receberão acompanhamento por meio do Whatsapp, por onde poderão tirar dúvidas e solicitar informações.

“Nosso objetivo, com essa parceria, é levar segurança para os lares capixabas e fazer do Espírito Santo uma referência quando o assunto é prevenção de acidentes domésticos. A disseminação dessas informações previne acidentes, preserva a integridade e o bem-estar das nossas crianças e ainda tem um impacto importante na economia do Estado, pois reduz custos com internações e suporte médico”, explicou o tenente-coronel Wagner Borges, idealizador do Projeto.

Programa Qualificar ES

Tem como objetivo de promover a qualificação profissional do cidadão capixaba. Com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), oferece cursos gratuitos nas mais diversas áreas, contribuindo para a formação profissional de milhares de cidadãos.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS