Professora e assistente são afastadas após criança ser esquecida em creche
A prefeitura do município também afirmou que os vigilantes serão demitidos
Escute essa reportagem
Após uma criança de apenas dois anos de idade ser esquecida sozinha dentro de uma creche, no município de Cariacica, na noite de quinta-feira (13), uma professora e uma assistente de sala da instituição foram afastadas e, juntamente com todo o trio gestor da unidade, responderão a um Processo Administrativo Disciplinar.
O caso aconteceu na creche municipal Tereza Tironi Martins, que fica no bairro Dom Bosco, em Cariacica. Em um vídeo gravado por Diego Rocha, pai do menino, é possível ver o momento em que a família entra na escola, que já está toda trancada, e encontra o filho dormindo no berço.
"Agora a diretora ligou dizendo que ele se encontra dentro do berço. A escola tem que ter porteiro do dia, mas ele não estava. Como a diretoria dessa escola sai e deixa a criança dormindo dentro do berço sozinha?", desabafou ele.
A mãe Diane Rocha Santos, de 33 anos, revelou que o menino frequentava o local há seis meses e, para ela, os erros da creche que resultaram no abandono da criança foram muitos.
"Minha filha foi buscar meu filho e falaram que ele já tinha ido embora. Mas como deixam alguém levar meu filho e não sabem quem foi? Como falam isso se os responsáveis precisam ir identificados para pegar as crianças?", questionou Diane.
A irmã do garoto, de 14 anos, que estava acostumada a ir buscar o irmão todos os dias, revelou que após ser informada por uma coordenadora que o irmão já tinha sido buscado, voltou para casa e tentou ligar para a mãe. "Me disseram que já tinham buscado ele, fui ligar para a minha mãe e ela disse que não estava com ele. Então liguei para o meu avô".
Ainda segundo a adolescente, ela e o avô voltaram na creche cerca de 30 minutos depois para procurar o garoto, mas ao chegarem no local, se depararam com a instituição fechada e sem ninguém.
A situação só foi resolvida cerca de uma hora depois, quando a família conseguiu pedir a ajuda de uma professora que não trabalha no local, mas que ligou para a diretora da creche.
Segundo o pai do menino, foi só depois de todo esse tempo que a diretora entrou em contato com a família e avisou que o garoto estava dormindo no berço. "A creche sem ninguém, no escuro, se ele tentasse sair por medo, poderia cair e se machucar. Ele ficou abandonado", disse o pai indignado.
"Não tem só a minha criança lá, existem várias outras. Poderia ter ocorrido coisa pior, então temos que correr atrás de justiça", finalizou Diego.
Por nota, a Prefeitura Municipal de Cariacica lamentou o ocorrido e informou que a Secretaria de Educação já está tomando todas as providências administrativas para apurar os responsáveis pelo ocorrido.
"Há evidências de que a unidade escolar infringiu o Regimento Comum das Escolas Municipais de Cariacica. Nesse sentido, a professora e a assistente de sala foram afastadas e, juntamente com todo o trio gestor da unidade, responderão a um Processo Administrativo Disciplinar, que poderá resultar até em demissão".
A prefeitura ainda afirmou que os vigilantes também serão demitidos.
Confira o vídeo
Comentários