Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Previsão de alta de casos de covid neste mês

Especialistas acreditam que haverá mais pacientes com covid-19 por conta das aglomerações no feriado de Carnaval

Ana Carolina Favalessa, do jornal A Tribuna | 02/03/2022 18:20 h

Movimentação nas praias do Estado durante o carnaval geram uma preocupação com nova onde de covid.
Movimentação nas praias do Estado durante o carnaval geram uma preocupação com nova onde de covid. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT.
 

Com as aglomerações ocorridas durante o Carnaval, a tendência para este e o para o próximo mês é de um pequeno aumento no número de casos de covid-19, segundo os especialistas. 

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Luiz Carlos Reblin, nesse período de folia, muitos familiares e amigos se reuniram, o que aumenta as chances de contaminações. “Nós não temos ainda a eliminação da circulação do vírus. Ele circula e, quando encontra alguém que não está com imunidade para responder, irá contaminá-lo”, disse. 

Outro fator que indica uma possível alta nos casos é a sazonalidade das doenças respiratórias, que costumam aumentar em infecções no período entre março e abril. “A covid-19, desde que se instalou no Espírito Santo, tem acompanhado esse aumento. Por isso, temos a expectativa de que isso possa se repetir”, afirmou Reblin. 

Mas pontuou que o crescimento de infecções pela covid-19 depende também de uma série de outros fatores, como a imunidade da população e o surgimento ou não de uma nova variante. 

Com relação à gravidade dos possíveis novos casos, se houver aumento no número de contaminações, o especialista explicou que depende da crescente. "Se for um aumento pequeno, como a gente espera que seja, provavelmente não vai influenciar muito nas internações e nos óbitos”, ressaltou Reblin.

O infectologista Paulo Peçanha concorda com a tendência de aumento, devido à forma como a pandemia tem evoluído nos dois últimos anos. “Em todos os momentos pós-feriados prolongados, em que existe maior interação entre as pessoas, com aglomerações e pouca proteção, temos tido um aumento no número de casos”.

Por outro lado, a infectologista Rubia Miossi acredita que ainda não é possível prever se haverá aumento de casos. Isso porque uma grande quantidade de pessoas testaram positivo para a covid-19 de janeiro para cá, por conta da variante ômicron, e há a possibilidade de imunização cruzada por 90 dias da data da infecção.

A imunização cruzada, em teoria, defende que quando uma pessoa teve infecção por uma variante fica imune a infecções por outras. “Então, se a imunidade cruzada de fato existir, não acontecerá esse aumento”, disse. “Não é possível fazer grandes previsões como fizemos até o momento”, completou.

Vacinação

- Cariacica

Sem agendamento

Quando: hoje, das 8h às 16h.

onde: Unidade de Saúde de Flexal.

Com agendamento

Quando: hoje.

 link: vacinaeconfia.es.gov.br.

Público

crianças de 6 a 11 anos e pessoas acima de 12 anos que precisam da: 1ª dose, 2ª dose (todos os imunizantes) e dose de reforço. A aplicação ocorrerá nos prontos-atendimentos de Bela Vista e do Trevo de Alto Lage.

- Vila Velha

Sem agendamento

Quando: até domingo,  das 9h às 15h.

onde: no Centro Integrado, na Praia de Itapuã.

 Público

Pessoas com mais de 5 anos.

- Vitória

Com agendamento

Quando: o  município abriu, na  última  semana,   mais de 7 mil vagas. Até ontem, ainda havia vagas disponíveis.

 link: agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

Público

Há chances para primeira e segunda doses e dose de reforço.

- Serra

Sem agendamento

Quando: amanhã,  das 9 às 17h e, no sábado, das 10 às 17h.   

onde: no L2 do shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. 

  Público

Todos os públicos (exceto crianças), doses e imunizantes.

Com agendamento

Quando: segundas e quintas, às 18h. 

link: gti.serra.es.gov.br/saude. 

Público

todos os públicos e imunizantes, inclusive para crianças.

- Viana

Sem agendamento

Quando: amanhã.    

onde: nas unidades de saúde.  

Público

Pessoas a partir de 5 anos.

- Guarapari

Sem agendamento

Quando: sábado, das 8h30 às 15h30.     

onde: Centro Municipal,   Itapebussu. 

Público

Pessoas acima de 5  anos.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS