Prefeitura nega retirada de figueira e inicia obras em canteiro na Praia da Costa
Prefeitura de Vila Velha diz que árvore será preservada e que retirada de raízes aparentes foi pontual, controlada e com acompanhamento técnico
A Prefeitura de Vila Velha iniciou nesta semana a requalificação do canteiro localizado entre as ruas Gastão Roubach, Santa Luzia e Lúcio Bacelar, na Praia da Costa, próximo ao Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes). A obra prevê nova pavimentação, implantação de canteiros e instalação de bancos e lixeiras, além de melhorias para circulação e permanência no espaço público.
Após circularem informações sobre uma suposta retirada de uma figueira existente no local, a prefeitura afirmou que o conteúdo não procede. Segundo a administração municipal, a árvore de grande porte será preservada e permanecerá no mesmo ponto.
De acordo com a Secretaria de Obras, durante os serviços houve retirada pontual de raízes superficiais aparentes para adequação do espaço e implantação da nova estrutura urbanística. A prefeitura informou que a ação ocorreu de forma controlada e com acompanhamento técnico, sem comprometer a estabilidade da figueira.
A gestão municipal reforçou que a intervenção no entorno faz parte das obras de requalificação e tem como foco ampliar acessibilidade, mobilidade e conforto para quem passa pela região.
Melhoria do canteiro e reorganização da vegetação
A secretária de Obras, Menara Cavalcante, explicou que a obra também busca recuperar o aspecto visual do canteiro, que apresentava desgaste na cobertura vegetal.
"Era uma área de grama queimada devido à baixa incidência de luz solar causada pela sombra contínua da copa da árvore", afirmou.
O projeto, segundo a secretaria, inclui reorganização da vegetação, com a retirada de arbustos que comprometiam a iluminação pública no entorno. A medida pretende aumentar a incidência de luz e melhorar as condições de visibilidade e uso do espaço durante a noite.
Prefeitura cita preservação do patrimônio ambiental
Em nota, a Prefeitura de Vila Velha destacou que, além das melhorias urbanas, a intervenção foi planejada para manter a figueira. A administração também afirmou que “cuidar da cidade também é preservar a nossa história e o nosso patrimônio ambiental”.
Não foram informados prazos para a conclusão da obra.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários