X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Praias ficam cheias no feriado mesmo com pedido de isolamento


Imagem ilustrativa da imagem Praias ficam cheias no feriado mesmo com pedido de isolamento
Orientação à cidadã na Praia de Camburi, em Vitória |  Foto: Divulgação / PMV

Alto número de mortes e casos confirmados de coronavírus, a pandemia e contaminação nas ruas e o pedido para que as pessoas ficassem em casa. Estes fatores não foram suficientes para impedir que parte da população lotasse as praias do Estado nesta quinta-feira (11). A combinação de feriado Nacional de Corpus Christi com o dia ensolarado acabou contribuindo para o desrespeito ao isolamento social.

Nas praias de Camburi, em Vitória, e Praia da Costa, Itapuã e Itaparica, em Vila Velha, o que se viu foi areia e calçadões lotados de pessoas que buscavam se banhar ou praticar atividades físicas. Até mesmo as crianças ou idosos (estes últimos que estão no grupo de risco para o coronavírus) foram vistos nas praias.

As cenas foram observada um dia após o governador do Estado, Renato Casagrande, fazer um apelo à população para que idas às praias ou à Região Serrana fossem evitadas neste feriado prolongado.

Para tentar conscientizar a população sobre os riscos da doença, e orientar que as pessoas deveriam voltar para a casa, uma grande força tarefa foi montada no Estado. Agentes da segurança pública, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, aliados às Guardas e Secretarias Municipais foram as ruas nesta quinta para conversar com a população e repassar mensagens relacionadas à prevenção ao coronavírus.

Além de Vitória e Vila Velha, as ações foram executadas nas praias de Serra, Aracruz, Guarapari, Anchieta e Piúma.

"A medida foi intensificada em praias, praças e parques por conta do dia ensolarado e pessoas em busca de diversão e lazer. E foi o que encontramos. As pessoas estão cansadas desta situação, após três meses em casa, mas o distanciamento social é necessário. O poder público faz a sua parte, realocando leitos, colocando testes e equipes nas ruas, mas a população precisa fazer a sua parte e ter consciência", explicou o Tenente-Coronel Paiva, comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

Vitória

Imagem ilustrativa da imagem Praias ficam cheias no feriado mesmo com pedido de isolamento
Abordagem na Praia de Camburi, em Vitória |  Foto: Divulgação / PMV

Em Vitória, os agentes distribuíram cerca de 500 máscaras para a população que estava nas Praias de Camburi, Curva da Jurema e das ilhas. Até o final de semana, serão 2 mil ao todo.

“Todos precisam ficar atentos quanto a higiene e evitar as aglomerações, para que possamos reduzir a velocidade de contágio do coronavírus. Hoje, encontramos muitas pessoas em duplas fazendo caminhadas no calçadão e fizemos a abordagem orientando que o melhor é ficar em casa”, explicou o subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti.

As máscaras foram produzidas em parceria da Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV) e Liga das Escolas de Samba do Estado.

Vila Velha

Imagem ilustrativa da imagem Praias ficam cheias no feriado mesmo com pedido de isolamento
Pessoas ocupam a praia dos Recifes, próximo à Terra Vermelha, em Vila Velha |  Foto: Divulgação

Em Vila Velha, além das praias, as ações foram desenvolvidas também nos polos comerciais, com foco na orientação e fiscalização.

No polo da Glória, cinco estabelecimentos foram orientados a fechar as portas por descumprirem o Decreto Estadual quanto ao dia estabelecido para o funcionamento. Outros sete estabelecimentos também receberam orientações sobre as condições de higiene, distanciamento e uso de máscaras. Nenhum estabelecimento foi autuado.

Serra

Na Serra, equipes da Guarda Municipal e de Trânsito abordaram motoristas nas orlas do município (Carapebus, Manguinhos e Jacaraípe). Mais de 600 veículos abordados e os ocupantes foram orientados quanto a utilização de máscaras, álcool em gel e a necessidade de respeitar o isolamento social. 17 agentes da Guarda Municipal e de Trânsito foram mobilizados.

Imagem ilustrativa da imagem Praias ficam cheias no feriado mesmo com pedido de isolamento
Orientação de agentes de trânsito e polícia em Manguinhos, na Serra |  Foto: Divulgação / Prefeitura da Serra

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: