Praia do Canto e Enseada entre os bairros com 5G
Santa Lúcia, Ilha do Boi e Barro Vermelho terão também o sinal a partir de 2ª. É possível que ele chegue a alguns bairros de Vila Velha e Cariacica
Escute essa reportagem
Na segunda-feira, começa a ser oferecido em Vitória o sinal da internet 5G. Apesar de a cobertura não ficar disponível em todas as regiões da capital, o serviço estará acessível em regiões centrais e litorâneas, com destaque para os bairros nobres.
Nesta etapa das operações, a capital não terá cobertura por completo, e o motivo é que as antenas estão sendo gradativamente licenciadas e implementadas pela cidade. A informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento da Cidade, Marcelo Oliveira, na última quarta-feira.
Os bairros que terão cobertura da nova geração de internet são a Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Lúcia, Ilha do Boi e Enseada do Suá. Apesar disto, regiões adjacentes também podem captar sinal com maior interferência.
Os bairros já têm sido alvos de testes do novo sinal, ainda que da sua forma “impura”, que é quando se utiliza a infraestrutura do 4G. A informação dos bairros foi confirmada pela Claro, mas também irá contar com a cobertura das demais operadoras.
“Algumas podem optar por iniciar com uma cobertura mais focada na região central, enquanto outras optam por expandir para outros bairros, mas com menos densidade de estações no centro”, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O bairro mais populoso de Vitória, Jardim Camburi aparece de fora das áreas que terão cobertura nesta etapa de implementação.
Segundo a Anatel, as prestadoras estão ativando estações em quantidade superior à mínima exigida pelo edital. É o caso de Vitória, que recebeu 29 pedidos de licenciamento de antenas. O edital de leilão exigia um número mínimo de 15 aparelhos.
Existe ainda a possibilidade de cidades próximas a Vitória serem beneficiadas com a recepção do sinal 5G, ainda que pequena. Isso porque cada antena transmite o sinal por um raio de 300 metros.
É o caso de bairros de Cariacica e Vila Velha. A informação foi relatada pelo superintendente de Outorgas da Anatel, Vinícius Caram, em entrevista a uma rádio. Apesar disto, o representante da Anatel não deu detalhes de como será o funcionamento.
Saiba mais
O 5G
- É a internet móvel de quinta geração que as empresas de telefonia começaram a implantar em diversas partes do mundo a partir de 2018.
- É o sucessor da rede 4G, que é o padrão de internet para celulares e smartphones da atualidade. Ele foi desenvolvido na década de 2010 visando aumentar em mais de 10 vezes a velocidade de conexão do 3G.
Vantagens do 5G
- A velocidade da internet 5G é prevista para ser 20 vezes maior que a do 4G; e a velocidade dos downloads deve ser de até 20 gigabytes por segundo.
- Isso significa que será possível fazer download de um vídeo com qualidade 4K, que possua 60 GB de tamanho, em apenas 14 segundos.
- O tempo de conexão entre aparelhos vai ser menor. Aproximadamente 50 vezes menor que o do 4G.
- Eficiência energética: o consumo de energia será menor, o que deve prolongar a vida útil das baterias dos celulares.
- Maior conexão: a nova tecnologia vai possibilitar até 100 vezes mais aparelhos conectados à rede ao mesmo tempo.
Bairros de Vitória com sinal
Praia do canto;
Barro vermelho;
Santa Lúcia
Ilha do Boi;
Enseada do Suá
Como ter o 5G?
- Para conseguir captar o sinal de 5G é necessário ter um smartphone apto a captar o sinal de internet.
- Atualmente são 83 modelos de celulares habilitados a receber o sinal da internet de quinta geração.
- A lista de celulares é possível conferir no site: www.informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/celulares-em-5g
- A necessidade de trocar o chip para captar sinal ainda é algo controverso. Sendo necessário averiguar as determinações de cada operadora.
- Claro e Tim informaram que não há necessidade trocar de chip.
- A Vivo informou ser necessário trocar de chip para captar o 5G puro.
Fonte: Anatel, Tim, Vivo e Claro
Comentários