Polo gastronômico de Cariacica vai ter rua interditada para carros
Tráfego de veículos será impedido às sextas, sábados e domingos para público aproveitar as atrações da região
Escute essa reportagem

Com o objetivo de facilitar o fluxo de pessoas e garantir que elas tenham um aproveitamento melhor das atrações do Polo Gastronômico de Cariacica, a avenida Jerusalém passou a ser interditada para o tráfego de veículos às sextas, sábados e domingos.
Haylisson Souza, coordenador de Engenharia de Tráfego e Trânsito de Cariacica, explicou que o bloqueio é feito na altura da Praça de Jerusalém, incluindo parte da rua Edessa, até a sorveteria Muzini. Um pequeno trecho da rua da Ressureição (próxima à Avenida Jerusalém) também é bloqueado.
Às sextas-feiras e aos sábados, a interdição ocorre das 18 horas à meia-noite, enquanto aos domingos das 11 às 22 horas. Nesses períodos, a via é sinalizada com cones e barreiras, além de contar com agentes de trânsito, Guarda Municipal e equipes da Fiscalização Integrada do município.
“A alternativa para os motoristas que trafegam pela região durante os dias e horários de bloqueio, é optar pelas vias adjacentes, como as ruas Tito Olímpio Cunha, das Cruzadas e Goitacazes”, disse.
O fechamento da via foi decidido em reunião com representantes da Secretaria de Defesa Social, comerciantes e lideranças comunitárias.
Haylisson destacou que esse é um projeto piloto, uma “experiência”. Se houver prejuízo para moradores ou comerciantes, podem ocorrer mudanças futuras.
O Polo Gastronômico de Cariacica foi entregue à população revitalizado no dia 28 do mês passado. A transformação do espaço visa valorizar o comércio da região, favorecendo o local como ponto de encontro para quem gosta de boa comida, cultura e lazer.
O prefeito Euclério Sampaio destacou que, “após a requalificação com a instalação de mobiliários urbanos na avenida Jerusalém, incrementamos a visitação do Polo Gastronômico e também na praça. O local ficou muito aprazível para o lazer e também para o turismo gastronômico”.
Sandro Heleno Gomes de Souza, secretário de Desenvolvimento Econômico de Cariacica, afirmou que a região já tinha uma vocação extremamente voltada para a gastronomia há muitos anos, e a revitalização impulsionará isso ainda mais, com impacto positivo para comerciantes e população do entorno.
“As intervenções já colhem resultados. Vários comerciantes locais já estão contratando mais mão de obra após a inauguração”, comentou.
Opiniões


Fique por dentro
Polo Gastronômico

O point gastronômico na região da avenida Jerusalém passou por revitalização para fortalecer o comércio local, sendo entregue transformado no dia 28 do mês passado.
Foram instalados seis parklets (espaços com bancos, pergolados de madeira, plantinhas e luzes penduradas) e a praça central do bairro foi reformada, com iluminação de LED, lixeiras subterrâneas, calçadas acessíveis, brinquedos para as crianças, bancos e postes pintados com tinta antipichação. O local tem mais de 20 estabelecimentos. Há bares, doceria, açaiteria, restaurante de comida japonesa e mais.
Interdição
Com o objetivo de garantir a segurança viária e facilitar o fluxo de pessoas, permitindo um melhor aproveitamento das atrações do Polo Gastronômico, a avenida Jerusalém, em Vila Palestina, passou a ser interditada às sextas e finais de semana.
O bloqueio vai da Praça de Jerusalém até a sorveteria Muzini. Às sextas-feiras e aos sábados, ocorre das 18 horas à meia-noite, enquanto aos domingos, das 11 horas às 22 horas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários