X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pintura de onça gigante 3D transforma prédio no centro de Vitória

| 23/10/2020 20:00 h | Atualizado em 23/10/2020, 20:12

Antes e depois do trabalho feito por Zota
Antes e depois do trabalho feito por Zota |  Foto: Vitor Possatti - Asscom/Seger

Uma onça gigante saindo da parede e observando quem passa pela região da Praça Manoel Silvino Monjardim, no Centro da Capital, nas proximidades da Defensoria Pública do Estado. Essa é a visão de quem chega ao centro de Vitória pelas avenidas Beira-Mar e Vitória. A obra em 3D na fachada do edifício Ada foi feita pelo artista Zota.

Segundo ele, a pintura, que ocupa uma área de 25 metros quadrados, foi feita em cerca de 10 dias em meio aos olhares atentos de quem passava pela região. O mural na entrada da Gruta da Onça foi entregue no dia 7 deste mês.

Zota posa ao lado da obra após concluir o trabalho
Zota posa ao lado da obra após concluir o trabalho |  Foto: Reprodução Instagram @estudiozota

Zota relata que essa foi uma nova experiência para o artista acostumado com as criações em estúdio. O artista conta que gostou dessa oportunidade de fazer a intervenção na paisagem do Centro da capital e, ao mesmo tempo, poder interagir com o público (veja um pouco do trabalho dele no vídeo abaixo).

“É a segunda vez que trabalho na rua. É meu segundo mural e isso é muito legal, sair do estúdio e ter esse contato com o público. As pessoas vendo o mural nascer. Não esqueço de uma coisa, uma senhorinha que achei um máximo, porque ela passou e falou ‘você sabe que está desenhando uma onça fêmea, né?’. Eu falei ‘Ave Maria! Tenho um gato em casa e levei um ano para descobrir o sexo dele’ (risos). Por outro lado, tem o fato de que, se chover, lascou né?!. Mas isso tira a rotina”, explica Zota.



O primeiro mural 3D feito por ele também fica no Centro. A obra chamada “Janela para o tempo” está exposta em uma parede ao lado do edifício Fábio Ruschi e foi feita por Zota em fevereiro deste ano. No entanto, neste projeto, ele não trabalhou sozinho. O artista teve a ajuda dos filhos Victor, de 18 anos, e Tiago, de 15, além de um grafiteiro de Cariacica chamado Gilson. A obra levou 40 dias para ficar pronta.

Mural "Janela para o tempo" feito por Zota e equipe no Centro
Mural "Janela para o tempo" feito por Zota e equipe no Centro |  Foto: Reprodução Instagram @Estudiozota

Os dois murais foram desenhados em uma parceria da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) com a iniciativa privada. A pasta publicou edital convocando empresas interessadas em patrocinar a obra e embelezar o Centro da capital.

No caso do primeiro mural, a parceria foi com o Sou ES, enquanto que a pintura da onça foi patrocinada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória. Além disso, foi necessária a autorização do proprietário do imóvel.

Segundo a Seger, no caso da onça o artista precisava atender a alguns requisitos previstos em edital: ser feita em estilo grafite; retratar monumentos e/ou ícones relacionados à história, à cultura e à paisagem do Centro de Vitória, em especial ao Parque Municipal Gruta da Onça; utilizar as cores da bandeira do Espírito Santo em, pelo menos, um elemento da composição artística, e conter elemento visual que possibilite a simulação de interação do público com a cena retratada em registros fotográficos (instagramável).

Em texto publicada pela secretaria na inauguração da obra, a secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, ressaltou que “as intervenções artístico-urbanas contribuem para o fortalecimento da nossa identidade cultural e para a valorização dos espaços públicos, trazendo mais cores e vida para a cidade. Este painel, em especial, destaca o Parque Municipal Gruta da Onça, por estar próximo de sua entrada. Agora, ele é também uma nova atração para quem visita o centro histórico de Vitória e aproveita o momento para fazer registros fotográficos do passeio. Nosso objetivo é promover mais ações como essa”.

Confira mais trabalhos de Zota nas redes sociais

Instagram e Facebook @estudiozota

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS