X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Pintura de onça gigante 3D transforma prédio no centro de Vitória


Imagem ilustrativa da imagem Pintura de onça gigante 3D transforma prédio no centro de Vitória
Antes e depois do trabalho feito por Zota |  Foto: Vitor Possatti - Asscom/Seger

Uma onça gigante saindo da parede e observando quem passa pela região da Praça Manoel Silvino Monjardim, no Centro da Capital, nas proximidades da Defensoria Pública do Estado. Essa é a visão de quem chega ao centro de Vitória pelas avenidas Beira-Mar e Vitória. A obra em 3D na fachada do edifício Ada foi feita pelo artista Zota.

Segundo ele, a pintura, que ocupa uma área de 25 metros quadrados, foi feita em cerca de 10 dias em meio aos olhares atentos de quem passava pela região. O mural na entrada da Gruta da Onça foi entregue no dia 7 deste mês.

Imagem ilustrativa da imagem Pintura de onça gigante 3D transforma prédio no centro de Vitória
Zota posa ao lado da obra após concluir o trabalho |  Foto: Reprodução Instagram @estudiozota

Zota relata que essa foi uma nova experiência para o artista acostumado com as criações em estúdio. O artista conta que gostou dessa oportunidade de fazer a intervenção na paisagem do Centro da capital e, ao mesmo tempo, poder interagir com o público (veja um pouco do trabalho dele no vídeo abaixo).

“É a segunda vez que trabalho na rua. É meu segundo mural e isso é muito legal, sair do estúdio e ter esse contato com o público. As pessoas vendo o mural nascer. Não esqueço de uma coisa, uma senhorinha que achei um máximo, porque ela passou e falou ‘você sabe que está desenhando uma onça fêmea, né?’. Eu falei ‘Ave Maria! Tenho um gato em casa e levei um ano para descobrir o sexo dele’ (risos). Por outro lado, tem o fato de que, se chover, lascou né?!. Mas isso tira a rotina”, explica Zota.


O primeiro mural 3D feito por ele também fica no Centro. A obra chamada “Janela para o tempo” está exposta em uma parede ao lado do edifício Fábio Ruschi e foi feita por Zota em fevereiro deste ano. No entanto, neste projeto, ele não trabalhou sozinho. O artista teve a ajuda dos filhos Victor, de 18 anos, e Tiago, de 15, além de um grafiteiro de Cariacica chamado Gilson. A obra levou 40 dias para ficar pronta.

Imagem ilustrativa da imagem Pintura de onça gigante 3D transforma prédio no centro de Vitória
Mural "Janela para o tempo" feito por Zota e equipe no Centro |  Foto: Reprodução Instagram @Estudiozota

Os dois murais foram desenhados em uma parceria da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) com a iniciativa privada. A pasta publicou edital convocando empresas interessadas em patrocinar a obra e embelezar o Centro da capital.

No caso do primeiro mural, a parceria foi com o Sou ES, enquanto que a pintura da onça foi patrocinada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória. Além disso, foi necessária a autorização do proprietário do imóvel.

Segundo a Seger, no caso da onça o artista precisava atender a alguns requisitos previstos em edital: ser feita em estilo grafite; retratar monumentos e/ou ícones relacionados à história, à cultura e à paisagem do Centro de Vitória, em especial ao Parque Municipal Gruta da Onça; utilizar as cores da bandeira do Espírito Santo em, pelo menos, um elemento da composição artística, e conter elemento visual que possibilite a simulação de interação do público com a cena retratada em registros fotográficos (instagramável).

Em texto publicada pela secretaria na inauguração da obra, a secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, ressaltou que “as intervenções artístico-urbanas contribuem para o fortalecimento da nossa identidade cultural e para a valorização dos espaços públicos, trazendo mais cores e vida para a cidade. Este painel, em especial, destaca o Parque Municipal Gruta da Onça, por estar próximo de sua entrada. Agora, ele é também uma nova atração para quem visita o centro histórico de Vitória e aproveita o momento para fazer registros fotográficos do passeio. Nosso objetivo é promover mais ações como essa”.

Confira mais trabalhos de Zota nas redes sociais

Instagram e Facebook @estudiozota

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: