X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Parque na Residência do Governador terá mirante e local para eventos

| 15/08/2021 17:54 h | Atualizado em 15/08/2021, 18:08

Novo espaço de visitação e lazer da Grande Vitória, o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, terá mirante, exposição de arte, área para eventos culturais e visita guiada para contar a história do Espírito Santo.

O projeto foi lançado no sábado (15) pelo governo do Estado, e o parque será aberto no primeiro semestre de 2022.

O parque fica na Residência Oficial do Governador, construída em 1924 pelo interventor do Estado, João Punaro Bley. Antes, o local fazia parte da Fazenda da Costa, criada em 1535, nos primórdios da Capitania Hereditária do Espírito Santo, pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho.

Residência Oficial da Praia da Costa
Residência Oficial da Praia da Costa |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A área tem 93 mil metros quadrados e fica aos pés do Morro do Moreno, próximo da Ponta da Sereia e ao lado da Praia da Costa.

Presente no lançamento do projeto, o governador do Estado, Renato Casagrande, ressaltou a importância histórica e paisagística do local.

“Não moro na residência, mas a nossa presença ainda é muito forte aqui. É uma área protegida, pouco utilizada e que todos têm vontade de conhecer. Podemos conciliar essas duas utilizações”, afirmou.

Já está definido que a visitação ao parque será por agendamento e a visita vai ser guiada.

O parque terá três eixos: ambiental, histórico e artístico. No contexto ambiental, os visitantes poderão conhecer os ecossistemas nativos, a mata e a vista para o mar.

A visita guiada também vai abordar a história do Espírito Santo, desde a chegada dos portugueses pelo mar até os dias atuais. A residência, que não será aberta, vai ser utilizada como pano de fundo para mostrar a memória do local.

Já na parte artística, o parque terá exposições ao ar livre, além de um anfiteatro. Foi aberto um edital para selecionar esculturas que serão expostas no local.

A praia particular, com 160 metros de extensão, poderá ser visitada e avistada durante o passeio no parque, mas a utilização dela ainda não foi definida. A princípio, segue fechada para o público.

Projetos

Um Anfiteatro será construído na área do Parque Cultural Casa do Governador para receber apresentações artísticas e eventos culturais. Estrutura ficará logo na entrada.
Um Anfiteatro será construído na área do Parque Cultural Casa do Governador para receber apresentações artísticas e eventos culturais. Estrutura ficará logo na entrada. |  Foto: Governo do Estado
Projeto mostra como vai ser o mirante do Parque Casa do Governador. Local terá exposição de arte e eventos culturais
Projeto mostra como vai ser o mirante do Parque Casa do Governador. Local terá exposição de arte e eventos culturais |  Foto: Governo do Estado
Com ecossistema nativo, a área do parque tem 93 mil metros quadrados e fica aos pés do Morro do Moreno, próximo da Ponta da Sereia e ao lado da Praia da Costa.
Com ecossistema nativo, a área do parque tem 93 mil metros quadrados e fica aos pés do Morro do Moreno, próximo da Ponta da Sereia e ao lado da Praia da Costa. |  Foto: Governo do Estado

Saiba mais

História

  • Em 1535, na época da Capitania Hereditária do Espírito Santo, o donatário Vasco Fernandes Coutinho criou a Fazenda da Costa.
  • A área, de 93 mil metros quadrados, fica na Praia da Costa, aos pés do Morro do Moreno e perto da Ponta da Sereia e da Praia da Costa.
  • Em 1924, o interventor do Estado, João Punaro Bley, desapropriou o loteamento e construiu a Residência Oficial do Governador.
  • Além da residência, a área possui uma praia com cerca de 160 metros de extensão, sendo a maior da região, fora a Praia da Costa.

Parque

  • O Parque Cultural Casa do Governador ficará na área externa da Residência Oficial.
  • A abertura vai acontecer no primeiro semestre de 2022, ainda sem data marcada.
  • A visitação será por agendamento.
  • O parque terá três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.

Ambiental

  • Os visitantes poderão conhecer os ecossistemas nativos, como a mata e a vista para o mar, além de exposições sobre as inovações tecnológicas de energias renováveis.

Histórico

  • A visita guiada vai abordar a história do Espírito Santo, desde a chegada dos portugueses pelo mar, a ocupação do solo, até os dias atuais.
  • Os mirantes vão contar com placas informativas e com QR Code para mostrar a história capixaba.
  • A residência, que não será abertura, vai ser utilizada como pano de fundo para mostrar a memória local.

Artístico

  • O parque terá exposições permanentes e temporárias ao ar livre, além de um anfiteatro.
  • Foi aberto um edital para selecionar esculturas que serão expostas no local.

Parceria

  • A ideia do parque foi concebida pelo governo do Estado e pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Fonte: Governo do Estado.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS