X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Parque da Manteigueira será cercado em Vila Velha

Gradil resistente será instalado ao redor do parque. Trilhas e mirantes também serão reformados para incentivar turismo

Rafael Gomes, do jornal A Tribuna | 23/06/2022 10:48 h

Para impedir a entrada de criminosos, acabar com o descarte ilegal de lixo e evitar a ocupação irregular, o Parque do Morro da Manteigueira, em Vila Velha, será totalmente cercado.

Parque do Morro da Manteigueira, que fica em Vila Velha: importância ecológica e turística
Parque do Morro da Manteigueira, que fica em Vila Velha: importância ecológica e turística |  Foto: Leone Iglesias/AT
  

O parque natural tem uma vasta área de Mata Atlântica e de seus ecossistemas associados, como o manguezal na foz do rio Aribiri, com acesso para a baía de Vitória. 

Apesar da riqueza natural, o local vinha sendo alvo de constantes invasões, já que margeia grandes bairros, como Glória e Aribiri.

“Identificamos essa fragilidade, pois o parque é antigo e estava abandonado. Temos vigilante noturno e diurno, mas como é um parque urbano localizado na parte central do município, há depósito irregular de lixo, pessoas adentrando para fazer caça, entre outras ilegalidades”, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel Borgo.

O alambrado atual, que está deteriorado e sequer existe em alguns pontos, será substituído por um gradil mais resistente ao redor do parque. O investimento será de R$ 500 mil e o cercamento ficará pronto em até 40 dias, segundo o secretário.

“Esse recurso já estava no fundo municipal de meio ambiente desde 2011, mas ainda não havia sido utilizado”, explicou Ricardo Klippel.

Além do cercamento total do parque, a Prefeitura de Vila Velha vai realizar outras melhorias, em uma nova contratação. O projeto será apresentado oficialmente amanhã pelo prefeito Arnaldinho Borgo.

Trata-se de uma requalificação  do parque. Será feita uma nova sede, reforma no mirante, nas trilhas, estacionamento, portal de entrada e um centro de apoio ao turista e visitante.

Essa obra vai levar mais tempo em relação ao cercamento, ficando pronta até o fim do próximo ano. 

“O investimento é necessário, pois é um local de suma importância para o município, o único parque com estrutura física. É um local de visitação, com vários projetos de pesquisa. É o pulmão do município, com importância ecológica e turística”, destacou o secretário  Ricardo Klippel.

Saiba mais

Local abriga projetos de pesquisa

Parque

> Criado em 2003, o Parque Natural Morro da Manteigueira fica localizado em Vila Velha, margeando bairros como Glória e Aribiri.

> Ao todo, são 168 hectares com fragmentos de Mata Atlântica e de seus ecossistemas associados, como o manguezal na foz do rio Aribiri.

> O local abriga diversos projetos de pesquisa e recebe visitação de terça a domingo.

Melhorias

> O Parque será totalmente cercado para evitar invasões. Além disso, será reformado, recebendo:

> Nova sede.

> Requalificação das trilhas.

> Melhoria no acesso.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS