X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Parque da Manteigueira será cercado em Vila Velha

Gradil resistente será instalado ao redor do parque. Trilhas e mirantes também serão reformados para incentivar turismo


Para impedir a entrada de criminosos, acabar com o descarte ilegal de lixo e evitar a ocupação irregular, o Parque do Morro da Manteigueira, em Vila Velha, será totalmente cercado.

Imagem ilustrativa da imagem Parque da Manteigueira será cercado em Vila Velha
Parque do Morro da Manteigueira, que fica em Vila Velha: importância ecológica e turística |  Foto: Leone Iglesias/AT

O parque natural tem uma vasta área de Mata Atlântica e de seus ecossistemas associados, como o manguezal na foz do rio Aribiri, com acesso para a baía de Vitória. 

Apesar da riqueza natural, o local vinha sendo alvo de constantes invasões, já que margeia grandes bairros, como Glória e Aribiri.

“Identificamos essa fragilidade, pois o parque é antigo e estava abandonado. Temos vigilante noturno e diurno, mas como é um parque urbano localizado na parte central do município, há depósito irregular de lixo, pessoas adentrando para fazer caça, entre outras ilegalidades”, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel Borgo.

O alambrado atual, que está deteriorado e sequer existe em alguns pontos, será substituído por um gradil mais resistente ao redor do parque. O investimento será de R$ 500 mil e o cercamento ficará pronto em até 40 dias, segundo o secretário.

“Esse recurso já estava no fundo municipal de meio ambiente desde 2011, mas ainda não havia sido utilizado”, explicou Ricardo Klippel.

Além do cercamento total do parque, a Prefeitura de Vila Velha vai realizar outras melhorias, em uma nova contratação. O projeto será apresentado oficialmente amanhã pelo prefeito Arnaldinho Borgo.

Trata-se de uma requalificação  do parque. Será feita uma nova sede, reforma no mirante, nas trilhas, estacionamento, portal de entrada e um centro de apoio ao turista e visitante.

Essa obra vai levar mais tempo em relação ao cercamento, ficando pronta até o fim do próximo ano. 

“O investimento é necessário, pois é um local de suma importância para o município, o único parque com estrutura física. É um local de visitação, com vários projetos de pesquisa. É o pulmão do município, com importância ecológica e turística”, destacou o secretário  Ricardo Klippel.

Saiba mais

Local abriga projetos de pesquisa

Parque

> Criado em 2003, o Parque Natural Morro da Manteigueira fica localizado em Vila Velha, margeando bairros como Glória e Aribiri.

> Ao todo, são 168 hectares com fragmentos de Mata Atlântica e de seus ecossistemas associados, como o manguezal na foz do rio Aribiri.

> O local abriga diversos projetos de pesquisa e recebe visitação de terça a domingo.

Melhorias

> O Parque será totalmente cercado para evitar invasões. Além disso, será reformado, recebendo:

> Nova sede.

> Requalificação das trilhas.

> Melhoria no acesso.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: