Pai e mãe de pet: saiba como criar o “RG animal”
Sem cobrança de taxa ou imposto, iniciativa garante mais segurança em caso dos pets se perderem e ajuda a combater maus-tratos
Escute essa reportagem

Já imaginou quão triste deve ser perder o seu “melhor amigo de quatro patas”? Por um descuido, uma porta fica aberta ou ele pula por uma janela e não consegue descobrir o caminho de volta para casa. O que fazer? Para ajudar os donos de pet, o governo lançou um “RG Animal” para cães e gatos.
O cadastro é simples, rápido e seguro, segundo o governo federal. Basta fazer login com a conta Gov.br na página do Sistema Nacional de Identificação de Cães e Gatos, o SinPatinhas.
Logo em seguida, é preciso preencher dados do tutor, como endereço. Informações anteriormente cadastrados no site Gov.Br são preenchidas automaticamente.
Em seguida, o tutor vai inserir dados do animal, como data e local de nascimento, cor, gênero, espécie, entre outros. Por último, é preciso fazer o upload de uma foto do pet.
Ao final, é gerada uma carteirinha digital com QR Code. Gratuito, o código pode ser fixado na coleira e permite que qualquer pessoa localize o tutor, conseguindo auxiliar o animal a voltar para casa.
“Já passei por uma situação que encontrei um cachorrinho perdido e, na época, procurei o dono pelas redes sociais e, com muita dificuldade, encontrei. Mas, caso tivesse o cadastro, já me direcionaria diretamente para o contato do tutor”, conta a assistente de recursos humanos Yasmin Araújo, de 24 anos.
Há seis meses, ela encontrou sua vira-lata, a Mortícia, de 4 anos, nas ruas, a adotou e já fez seu “RG”.
“Fiz o cadastro no último dia 29 e foi bem fácil. Acredito que é uma ótima forma de identificar o pet”.
Presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), Juliana Tozzi explica que já existiam iniciativas de cadastro de animais no Brasil, em alguns municípios. Porém, eram descentralizadas e sem um padrão, segundo ela.
“A proposta do cadastro nacional é integrar informações em um banco de dados único para que o tutor não precise fornecer as mesmas informações várias vezes e possa atualizar apenas um cadastro em caso de mudança de dados, como alteração de endereço, por exemplo”, afirma.
Com o tempo e a adesão ao cadastro, os veterinários serão beneficiados com o acesso ao histórico do pet, afirma a médica veterinária Caroline Siqueira.
Opiniões


Fique por dentro
Como se cadastrar?
- Com sua conta, gov.br, acesse o site sinpatinhas.mma.gov.br.
- O sistema preenche automaticamente os dados já cadastrados do tutor. Alguns ainda podem ser requeridos. Logo em seguida, é preciso inserir as informações e uma foto do pet.
- Ao final, é gerada uma carteirinha digital com QR Code, que pode ser fixada na coleira.
Voluntário
- O cadastro é voluntário para os responsáveis pelos pets. Mas é obrigatório para Organizações Não Governamentais (ONGs) e municípios que receberem verba pública para a realização de mutirões de castração.
Microchip
- Principal vantagem tanto dele quanto do QR Code é garantir que o animal perdido seja identificado e devolvido ao tutor com mais facilidade.
- Não é obrigatório. Trata-se de dispositivo eletrônico, implantado sob a pele do animal.
- Ele contém um número único, lido por scanner ou aplicativo. O tutor pode decidir junto com o médico veterinário o modelo ideal para seu animal. O Sinpatinhas aceita todos.
Fonte: Governo federal.
Adote
Tico

“Eu sou o Tico, tenho três meses, já tomei uma dose de vacina e minha castração foi garantida. Meu porte é médio. Me leva para casa?”.
Contato: 99991-5871 (Ana Sutil)
Teco

“Sou o irmão do Tico, o Teco. Como ele, tenho porte médio, já tomei uma dose da vacina e minha castração é garantida. Sou uma ótima opção, né?”.
Contato: 99991-5871 (Ana Sutil)
Estrela

“Sou dócil. Tenho um aninho de vida, porte médio, castrada e vacinada. Me adote e você vai ter uma companhia maravilhosa para seu dia a dia”.
Contato: 99991-5871 (Ana Sutil)
Scooby

“Tenho apenas 10 meses, sou dócil, castrado e vacinado. Você sabia que meu nome foi escolhido a partir de um cachorro de desenho animado?”.
Contato: 99991-5871 (Ana Sutil)
Lua

“Aguardo ansiosamente por alguém que me leve para casa e cuide de mim. Tenho um ano, porte médio, sou vacinada e castrada. Me adota?”
Contato: 99991-5871 (Ana Sutil)
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários