Pacientes vão ao Procon contra exames negados: “Mandaram procurar o SUS”
Mutirão da Saúde atende usuários de planos até esta sexta-feira (10), no centro de Vitória. Para participar, é preciso agendar pela internet
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Buscando ajuda para resolver pendências relacionadas à dificuldade de agendamento de consultas médicas, exames e cirurgias, negativas de atendimento, reajustes, além de orientações sobre contratos, coberturas, direitos e deveres das operadoras de planos de saúde, pacientes estão recorrendo ao Mutirão da Saúde.
O atendimento exclusivo e direcionado a questões relacionadas aos planos de saúde está sendo realizado pelo Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O evento acontece até esta sexta-feira (10) na sede do Procon-ES, situada na avenida Jerônimo Monteiro, nº 935, centro de Vitória.
Para ser atendido no Mutirão da Saúde, é obrigatório o agendamento prévio por meio do site, clicando aqui. São disponibilizadas 20 vagas por dia. Na quarta-feira (08), nove pessoas buscaram atendimento.
A gerente de atendimento, Raquel Gama Godinho, reforça que o usuário deve levar documentos como contrato com o plano de saúde, seja ele individual, coletivo empresarial, coletivo por adesão ou outro tipo que o consumidor for questionar.
Também é essencial a apresentação dos documentos pessoais, como Carteira de Identidade, CPF e carteira do plano de saúde.
Raquel Godinho reforça que o objetivo do mutirão é que a reclamação do consumidor seja resolvida em um único atendimento.
Inicialmente, há uma tentativa de contato telefônico com a operadora. Caso não seja possível resolver, ela será notificada e a reclamação será registrada no site da ANS. Nesse caso, a operadora tem um prazo de cinco dias para responder diretamente ao beneficiário.
Se o problema não for solucionado, a operadora do plano de saúde poderá ser penalizada com multa, cujo valor vai depender de cada situação.
A diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, declarou que os Procons têm enfrentado repetidos casos de desrespeito aos direitos dos consumidores que utilizam planos de saúde, incluindo situações de descredenciamento, recusas de atendimento e considerável lentidão no suporte prestado ao consumidor.
“A saúde é o bem mais precioso do consumidor, e não podemos aceitar qualquer desrespeito aos seus direitos fundamentais e às leis em vigor”, finalizou Letícia Nogueira.
Augusto Pereira, servidor público: "Mandaram procurar o SUS"
Em meados deste ano, o servidor público federal Augusto Pereira de Abreu, de 71 anos, levou um susto. Ele teve de ser submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência.
Como paga mais de R$ 1,2 mil de plano de saúde por mês, não teve dificuldade de realizar o procedimento em um hospital de Vitória.
Mas o seu pesadelo começou posteriormente, quando descobriu que a operadora não estava mais liberando atendimento no Espírito Santo.
De lá pra cá, ele tenta marcar consultas, sem êxito. Ao saber do Mutirão da Saúde, ele não teve dúvidas: agendou o atendimento e agora aguarda uma solução.
A Tribuna – Qual cirurgia precisou ser submetido?
Augusto Pereira de Abreu – Tive de fazer um cateterismo. Tinham três veias entupidas e precisei fazer uma cirurgia de emergência. Foram três pontes de safena. O médico que me operou falou que, após dois meses eu teria de voltar para ser reavaliado, mas foi aí que veio a surpresa. Marquei a consulta, mas sem mais nem menos não pude mais ser atendido. A cobertura do meu plano foi suspensa no Estado.
- Qual foi a sensação?
É horrível. Sensação de impotência. Graças a Deus eu não estou sentindo nada no coração, mas eu tenho de continuar o tratamento, tenho de ir ao médico.
O plano de saúde vence todo dia 20, mas eu peço o boleto e pago todo dia 5 ou 6 e não tenho direito à saúde, direito esse que é assegurado por lei. O pior foi ouvir de funcionários que se eu precisasse de atendimento deveria procurar o SUS (Sistema Único de Saúde). Me orientaram a procurar a Santa Casa ou Clínica dos Acidentados. É um descaso com o cidadão.
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Mutirão
Até esta sexta-feira (10), o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), realizam um atendimento exclusivo e direcionado a questões relacionadas aos planos de saúde, na sede do órgão, no centro de Vitória, das 9h às 17h.
Vagas e agendamento
Por dia, serão disponibilizadas 20 vagas. Para ser atendido no mutirão, é obrigatório o agendamento prévio por meio do site, clicando aqui. Ainda há vagas.
Documentação
É essencial a apresentação dos documentos pessoais, como Carteira de Identidade, CPF, carteira do plano de saúde e o contrato com a operadora, caso tenha.
Fonte: Procon-ES.
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