Outono provoca corrida por tratamentos estéticos
Menor incidência dos raios solares e temperaturas mais amenas favorecem o cuidado com a pele, apontam as médicas
Escute essa reportagem
Com o fim do verão, a procura por tratamentos estéticos, principalmente os faciais, já tem aumentado nos consultórios.
O outono, caracterizado pelas temperaturas mais amenas e menor incidência dos raios solares, é uma das épocas mais indicadas para cuidar da pele, segundo médicos. Entre os procedimentos que entram em cena nessa época estão os lasers para tratamento de manchas e rejuvenescimento.
“Nesta época, há menor risco de manchas e cicatrizes pós-procedimentos. A temperatura da pele também fica mais baixa, diminuindo o risco de edemas e inflamações. As roupas também são mais cobertas, em relação às roupas usadas no verão, deixando a pele mais protegida, principalmente para tratamentos corporais”, destaca a médica Renata Melo.
Ainda segundo Renata, além da exposição do sol, alterações hormonais podem causar o envelhecimento natural da pele.
“No outono, o período é perfeito para tratar essas manchas, aproveitando a menor incidência de raios solares intensos”, aponta Renata, enquanto cuida da biomédica Raquiely Caron, que aproveita a estação para cuidar mais da pele.
A dermatologista Juliana Drumond afirma que no outono está “aberta a temporada dos lasers”, que causam descamação na pele, usados para clareamento de manchas, fechamento de poros e tratamento de rugas.
“Os principais lasers que a gente usa para isso são o fotona starwalker e o fotona 4D. O fotona starwalker usamos, principalmente, para manchas escuras da pele, tanto no rosto, colo, nas mãos e nos braços. Já o fotona 4D é para rejuvenescimento”, explica.
A médica ressalta que, quando o paciente é submetido à sessão com os lasers, deve-se evitar a exposição solar intensa por uma semana. “Peço que o paciente fique afastado de praia, piscina, calçadão e exposição solar mais intensa entre sete a 10 dias”.
Outro procedimento muito realizado nessa época, que também exige afastamento do sol, segundo Juliana Drumond, é o peeling químico. “Ele é interessante, em alguns casos, para manchas, fechamento de poros e tratamento de acne”.
As radiofrequências microagulhadas também ganham força nessa época, de acordo com a dermatologista Karina Mazzini.
“Esse tratamento é muito bom para tratar cicatriz de acne, melasma e rejuvenescimento. Essa radiofrequência é injetada através de microagulhas”.
A aplicação de fios de ácido hialurônico para sustentação da face, que podem provocar inchaço e arroxeados, também é mais recomendada a partir desta estação, segundo Karina Mazzini, já que tem contraindicação de exposição solar. “Outro tratamento que voltamos a fazer é o laser de plasma em volta dos olhos”.
Saiba mais
Redução do risco de manchas
- Outono
A época é considerada uma das melhores para a realização de tratamentos estéticos. Entre os motivos estão as temperaturas mais amenas e a menor incidência dos raios solares, o que reduz o risco de manchas.
- Procedimentos
Durante a estação alguns procedimentos ganham mais destaque, como:
- Lasers
São usados para clareamento de manchas, fechamento de poros e tratamento de rugas, sendo os principais lasers usados o fotona starwalker e o fotona 4D.
O fotona starwalker é usado, principalmente, para manchas escuras da pele, tanto no rosto, colo, nas mãos e nos braços. Já o fotona 4D serve para rejuvenescimento.
- Radiofrequência
A radiofreuência microagulhada é usada para tratar cicatriz de acne, melasma e rejuvenescimento. A radiofrequência é injetada através de microagulhas.
- Fios de ácido hialurônico
O tratamento é usado para sustentação da face, à base de ácido hialurônico, fazendo um lifting facial. Pode provocar inchaço e arroxeados, sendo contraindicado sua exposição solar e atividade física durante 10 dias.
- Blefaroplasma
Procedimento não cirúrgico, feito com laser de plasma, realizado na região dos olhos com o objetivo de melhorar a aparência das pálpebras e rejuvenescer a área ao redor dos olhos, reduzindo flacidez, rugas e bolsas. Tem como grande contraindicação a exposição solar.
- Outros tratamentos
Tecnologias como luz intensa pulsada e o Drug delivery sem agulhas para tratamentos de queda de cabelos, calvície, melasma e outros tipos de manchas, também são indicados para esta época, já que as pessoas suam menos e lavam menos o rosto e os cabelos, conseguindo ficar mais tempo com os produtos aplicados em consultório.
Fonte: Médicas consultadas.
Comentários