Onze capixabas são eleitos para conselho de italianos no exterior
Duas chapas estavam na disputa por 12 vagas no conselho
Escute essa reportagem
As eleições para compor o Comitê dos Italianos no Exterior (Com.IT.ES) circunscrição (uma espécie de zona eleitoral) do Espírito Santo / Rio de Janeiro chegaram ao fim. O resultado foi divulgado no site do Consulado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (6) e os candidatos capixabas vão ocupar 11 das 12 vagas abertas no conselho.
A votação para eleger os novos representantes no comitê ocorreu durante o mês de novembro em cada uma das sete zonas eleitorais das comunidades italianas espalhadas pelo Brasil. Estavam aptos a votar aqueles que fossem maiores de 18 anos e que possuíssem cidadania italiana com registro no exterior (AIRE). Para votar era necessário solicitar a cédula eleitoral ao Consulado da Itália, que fica no Rio de Janeiro.
Na circunscrição Espírito Santo / Rio de Janeiro, havia duas chapas na disputa pelas 12 vagas no Com.IT.ES.
Foram 1.302 votos válidos computados nesta eleição. A chapa 1, chamada Italianità in movimento - 100% capixaba, foi a que recebeu mais votos. No total, 727 votos foram arrecadados pelo grupo fazendo com que a chapa ficasse com sete das doze cadeiras no conselho de representação
Já a chapa 2 Italiani in Brasile. Giustizia e libertà nel mondo, obteve 575 votos e por isso ficou com os cinco assentos restantes. Neste grupo está Graziella Constant Cassará, a única representante eleita para o conselho que não é do Espírito Santo.
A estimativa é que o Espírito Santo tenha cerca de 30 mil descendentes com cidadania italiana.
Confira os candidatos eleitos em cada chapa
Chapa 1 - Italianità in movimento - 100% capixaba
Ana Maria Cani
Thiago Vicente Roldi
José Lino Sepulcri
Jobson Bastos Carrafa
Lucio Fernando Spelta
Rafaela Ferrero
José Odenir Dalmaschio
Chapa 2- Italiani in Brasile. Giustizia e libertà nel mondo
Cilmar Cesconetto Franceschetto
Andressa De Pra
Felipe Da Silva Vago
André Cibien Savergnini
Graziella Constant Cassará (Rio de Janeiro)
Comentários