Obras da 5ª faixa da Segunda Ponte começam nesta sexta
Primeira etapa da implantação da quinta faixa na Segunda Ponte será feita na parte inferior da estrutura, sem bloqueio da via neste início.
As obras para implantação da quinta faixa na Segunda Ponte, uma das principais ligações entre Vitória, Vila Velha e Cariacica, serão iniciadas a partir desta sexta-feira (31).
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a primeira etapa dos trabalhos será feita na parte inferior da estrutura, com serviços de reforço, sem previsão de interdição da pista neste momento.
A autorização para o início da intervenção ocorre após a transferência oficial do trecho da BR-262 para a responsabilidade do Estado Espírito Santo, realizada na última quarta-feira (29).
A mudança envolve o trecho entre os quilômetros 0 e 1,30 da rodovia e também altera a responsabilidade pela fiscalização, atendimento de acidentes e demais ocorrências no local, que passa a ser do governo do Estado.
Primeira fase das obras e impactos no trânsito
Segundo a Semobi, os primeiros serviços serão concentrados na parte de baixo da ponte, com intervenções estruturais necessárias para preparar a implantação da nova faixa.
Nessa fase inicial, não há necessidade de bloqueio da via, já que os trabalhos serão realizados sem interferência direta no tráfego.
A interdição da pista está prevista para uma etapa posterior, quando as equipes avançarem para a intervenção na própria via.
Nesse momento, serão executados serviços como o corte da barreira divisória atual e a transferência de postes para a lateral da estrutura.
Trecho passa para administração do Estado
A Segunda Ponte deixou oficialmente de estar sob responsabilidade federal após um acordo entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o governo estadual.
Com a transferência, os órgãos estaduais passam a responder pela fiscalização de trânsito, atendimento a acidentes e demais ações relacionadas ao trecho.
A criação da quinta faixa faz parte das intervenções previstas para ampliar a capacidade de circulação na ponte, que conecta diferentes municípios da Grande Vitória.
Nova faixa
A implantação da quinta faixa não alterará a largura física da ponte, mas otimizará o espaço existente em 1,2 quilômetro.
Como será?
Quem subia a alça de acesso de Cariacica, em sentido à capital Vitória, precisava espremer todo o fluxo em apenas uma faixa para entrar na Segunda Ponte. Agora a alça de Cariacica passará a ter duas faixas de acesso. As duas faixas vão se juntar a mais uma, vinda de Vila Velha, totalizando três faixas na pista em direção a Vitória.
Obras
As obras começam nesta sexta (31), com previsão de entrega definitiva até o final do ano dezembro.
Os trabalhos mais complexos (como a retirada das barreiras centrais de concreto e a nova pavimentação) ocorrerão no período da noite, entre 21h e 5h.
Nesses horários, a Segunda Ponte será interditada e o fluxo de veículos será redirecionado para a Cinco Pontes.
Maior capacidade de fluxo
O objetivo principal da intervenção é desafogar o trânsito da Região Metropolitana nos horários de pico.
Ganho real de capacidade
A adição da nova faixa vai gerar um aumento de 33% na capacidade de escoamento de veículos no sentido Vitória.
Volume atual
A estrutura suporta hoje uma média de 75 mil veículos por dia. O aumento da capacidade reduzirá o tempo que os motoristas passam retidos em congestionamentos.
Estrutura de suporte
Para evitar que acidentes ou pane em veículos travem o novo fluxo, a Segunda Ponte passará a contar com o padrão de operação da Ceturb Rodovias, com monitoramento por câmeras, guinchos próprios, ambulâncias de plantão e um Centro de Controle Operacional.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários