Novos postos e serviços de saúde nos bairros da Grande Vitória
Em Vila Velha, serão 7 novas unidades. Na Serra, o projeto Serra + Saúde será ampliado. Já em Vitória, haverá mais consultas
Escute essa reportagem
A chegada de 2024 traz boas notícias na área da saúde, com promessa de entregas de novas unidades básicas, início de obras e mais serviços nos bairros da Grande Vitória.
Em Vila Velha, por exemplo, o prefeito Arnaldinho Borgo anunciou sete novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), já em construção: Jabaeté, Morada da Barra, Riviera da Barra, Gaivotas, Novo México, Rio Marinho e Paul.
A previsão é que elas sejam entregues no primeiro semestre do ano que vem. Ao todo, 94 mil pessoas serão atendidas com essas novas unidades.
Mas as novidades não param por aí. Citando outras obras que já foram entregues em sua gestão, o prefeito ainda contou que até junho de 2024 outras seis unidades básicas de saúde começam a ser construídas, em locais que serão divulgados. A previsão é de que as obras durem cerca de 12 meses.
“Já entreguei três unidades, estou construindo mais sete e vou iniciar mais seis. Nós estamos falando de 16 novas UBS. Eu encontrei a cidade com 18 unidades básicas e estou quase dobrando o número do qual eu encontrei”.
A secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, pontuou que o município se prepara para contratar obras de novas unidades básicas de saúde no ano que vem.
“Vamos ampliar também o projeto Serra + Saúde, que foi iniciado em novembro. Em um sábado por mês estamos abrindo uma das regionais para levar especialidades até os moradores daquela região. A intenção é aumentar esses atendimentos”.
O secretário de Saúde de Cariacica, César Colnago, também destacou os investimentos em reformas e construções de novas unidades. Entre elas, a unidade de Porto de Santana será a maior, com 1.400 metros quadrados.
Em Vitória, a secretária de Saúde, Magda Lamborghini, destacou que está sendo ampliada a oferta de consultas especializadas com psiquiatras e neurologistas.
Para isso, a prefeitura publicou na última semana o edital para credenciamento de prestadores de serviços. Serão 69.990 consultas por ano. “Queremos ampliar o acesso à saúde aos moradores e dar maior agilidade ao atendimento”.
Vitória
Mais consultas de psiquiatria
A prefeitura está ampliando a oferta de consultas com neurologistas e psiquiatras. Foi publicado edital de credenciamento de prestadores de serviços para atendimento, de forma presencial e/ou telemedicina.
A parceria permitirá a disponibilização de 69.990 consultas por ano, sendo 37.321 em psiquiatria e 36.669 em neurologia.
Novas Unidades de saúde
Estão sendo construídas novas unidades de saúde em Santo Antônio e Grande Vitória, com previsão de entrega para 2025. Está em construção também o Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai), na Ilha de Santa Maria.
Novas unidades estão planejadas ainda para Bairro República e Consolação, com contratação da obra ainda para 2024.
Outra obra esperada é de construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Forte São João.
Ampliação em Jardim Camburi
O atendimento no bairro está sendo ampliado. A prefeitura está alugando um espaço com 160 m, com consultórios médicos, salas de imunização, consultórios de enfermagem e uma sala de triagem.
Além disso, a unidade atual está sendo ampliada, com aumento do número de consultórios.
Outra novidade é que será construída uma nova unidade no bairro. O município busca um local.
Vila Velha
Vai entregar em 2024 sete novas unidades de saúde: Paul, Morada da Barra, Riviera da Barra, Jabaeté, Rio Marinho, Praia das Gaivotas e Novo México. Outras seis começam a ser construídas no ano que vem.
Serra
Pronto atendimento
Para 2024, está prevista a estruturação de um pronto atendimento pediátrico, que funcionará no Hospital Municipal Materno-Infantil.
Especialidades
O município iniciou em novembro o projeto Serra + Saúde, que leva especialidades e uma série de serviços em um formato de mutirões. A cada edição, uma vez ao mês, uma unidade regional é escolhida. A intenção é ampliar o atendimento em 2024.
Novas unidades
O município vai ganhar novas unidades básicas de saúde em Cascata, Feu Rosa, Centro, Parque Residencial Jacaraípe, Jardim Bela Vista, Planície da Serra, Solar de Anchieta e Balneário de Carapebus, com previsão de atendimento em 2025.
Caps
Será implantado o Centro de Atenção Psicossocial (Caps III), que vai atender urgências da saúde mental.
Cariacica
Novas unidades
Três novas unidades básicas de saúde serão construídas: em Porto Santana, Retiro Saudoso e São Geraldo. A previsão é que elas fiquem prontas no início de 2025.
Além delas, estão em andamento as obras de reforma das unidades de Cariacica-Sede, de Alto Laje, além da obra do novo Centro Municipal de Especialidades.
Mais médicos
Está iniciando a contratação de 20 médicos, 16 enfermeiros e seis dentistas para reforçar os atendimentos na atenção primária.
Fonte: Prefeituras consultadas.
Comentários