X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novos centros de lazer para idosos nos bairros da Grande Vitória

Vitória, Serra e Vila Velha vão construir e reformar espaços de convivência, praça, parque e até sítio para a terceira idade


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novos centros de lazer para idosos nos bairros da Grande Vitória
Wanda Maria Malias e Luis Carvalho estão na expectativa para o novo centro de convivência em Jardim Camburi |  Foto: Gustavo Forattini/AT

Como a população está envelhecendo, as prefeituras já estão se preparando para oferecer novos espaços de lazer e promoção de saúde para esse grupo cada vez mais ativo.

Em Vitória, a prefeitura apresentou o projeto do novo Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Jardim Camburi, que terá três andares, piscina para esportes e salas para atividades.

Quem está na expectativa são os aposentados Luis Carvalho Gomes, 65, e Wanda Maria Malias, 71, que já frequentam o CCTI do bairro hoje, mas querem mais espaço e acessibilidade para as atividades.

“Participo das atividades desde que me aposentei, há 11 anos, e estamos na expectativa para esse local, com mais opções de atividades”.

Segundo a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, essa é uma espera antiga dos moradores. “Fizemos estudo de necessidade para montar o projeto desse espaço. A construção deve ficar pronta em até dois anos”.

Na Serra, a prefeitura vai inaugurar até o final do ano três Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Intergeracionais (CCFVI), onde os idosos vão poder trocar experiências e fazer atividades com pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos, como explica a secretária de Assistência Social, Cláudia Silva.

“Vamos entregar nos próximos dias o CCFVI em Feu Rosa e Novo Horizonte e já estamos implantando um em Jacaraípe. Queremos que o modelo seja referência”.

Em Vila Velha, os idosos vão ganhar novos espaços de lazer com a reforma do Parque da Prainha, o novo projeto para a Praça Duque de Caxias, no Centro, e o novo Parque Sítio Batalha.

Serviço inédito no Estado para quem tem mais de 60 anos

A Prefeitura da Serra vai oferecer um serviço inovador para a população idosa a partir do mês que vem.

Pessoas com mais de 60 anos, em vulnerabilidade social, poderão passar o dia em um espaço da prefeitura com acompanhamento de assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, o município terá o primeiro Centro Dia para a população idosa do estado do Espírito Santo.

“De segunda a sexta-feira, os idosos vão poder ficar no Centro Dia das 7 às 19 horas. Pela manhã, aqueles que não puderem ir sozinhos, a van irá buscar na porta de casa para que eles tenham atividades recreativas, esportivas, além de acompanhamento com fisioterapeuta e psicólogo, com alimentação e várias atividades”, explicou a secretária.

A porta de entrada será pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O objetivo, segundo a secretária, é que esse novo serviço fortaleça ainda mais os vínculos.
Inicialmente serão atendidos 20 idosos, que vão ser selecionados por meio dos serviços socioassistenciais do município.

Inicialmente serão atendidos 20 idosos, que vão ser selecionados por meio dos serviços socioassistenciais do município.

Saiba Mais

Vitória

- Jardim Camburi terá um novo Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI). O prédio de três andares, com piscina e salas para atividades, será construído na rua Esther Oliveira Galveas Serafim. O prazo de construção é de dois anos.

- O Centro contará com os seguintes serviços: CCTI, núcleo do Centros de Referência de Assistência Social (Cras), núcleo do Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e núcleo da Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp), que poderá oferecer aulas de hidroginástica, natação, ioga, dança e alongamento.

- Em Jardim da Penha, a Praça Aníbal Anthero Martins, foi inaugurada com reforma e ampliação da quadra de bocha para os moradores.

Serra

- Até o final do ano, a Serra terá três novos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Intergeracionais (CCFVI), que terá atividades para idosos, crianças e adolescentes realizarem juntos. Eles terão atividades e oficinas que envolva todas as idades para que troquem experiências e lazer entre as gerações.

- Em julho, foi lançada a primeira turma de Walking Football do Estado na Serra e também o primeiro núcleo oficial do esporte fora de São Paulo. O Walking Football é uma versão do futebol voltada para promover a longevidade ativa e inclusão de pessoas com mais de 60 anos e que se joga caminhando e não correndo. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, na Arena Jacaraípe, a partir das 10 horas. São 24 alunos na turma.

Vila Velha

- O Parque da Praia está sendo reestruturado e será todo voltado para os idosos com pista de caminhada e academia. Deve ser inaugurado até novembro deste ano.

- Recentemente, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Praia da Costa foi reformado e ampliado. Nos próximos dias, a prefeitura vai iniciar o projeto de reforma do CCI de Cocal.

- A prefeitura apresentou o projeto para a reforma da Praça Duque de Caxias, no Centro, que vai ter pista de caminhada e academia do idoso. Em dezembro, a previsão é entregar a revitalização do Parque do Sítio Batalha, que terá áreas sensoriais, academias para idosos e salas multiuso.

- Há ainda atividades esportivas e danças que acontecem nos bairros Nossa Senhora da Penha (terça e quinta, das 6h30 às 7h30); Cristóvão Colombo (segunda, quarta e sexta, das 17h às 18h); Soteco (terça e quinta, das 17h às 18h) e Praia da Costa (segunda a sexta, das 8h às 10h, na Praia da Sereia).

Cariacica

- O Centro de Convivência da Pessoa Idosa oferece diariamente, das 8h30 às 16h, oficinas de esporte (funcional), dança, teatro, música e artesanato. O CCPI fica na rua Honduras, 37, em Jardim América.

- O programa Cariacica Saudável também é para todas as idades, com circuito funcional, futebol, ginástica, futsal, balé, jiu-jítsu, futsal, step e ginástica rítmica. As atividades são de segunda a quinta-feira. Para participar, basta fazer a inscrição com o professor no local. É necessário conferir a atividade oferecida.

- Segunda e quarta: Bela Vista (6h); São Francisco (6h30); Porto Belo (6h); Castelo Branco (7h); Nova Rosa da Penha (7h30); Alzira Ramos (19h); e Itapemirim (19h).

- Segunda e quinta: Cras de Padre Gabriel (8h).

- Terça e quinta: Bela Aurora (7h); Graúna (19h30); Antônio Ferreira Borges (7h); Jardim de Alah (7h); e Santana (7h30).

Fonte: Prefeituras consultadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: