X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

"Novo RG" já tem prazo para começar a ser expedido no Espírito Santo

Governo federal anunciou criação do novo documento em fevereiro deste ano


Imagem ilustrativa da imagem "Novo RG" já tem prazo para começar a ser expedido no Espírito Santo
Novo documento usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única |  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O novo modelo de carteira de identidade deve começar a ser expedido no ano que vem no Espírito Santo. A Polícia Civil, por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), informou que fará as adequações para a emissão do documento chamado Carteira de Identidade Nacional (CIN).

"Conforme o Decreto Federal, as Carteiras de Identidade expedidas de acordo com os padrões anteriores permanecerão válidas pelo prazo de dez anos, e os órgãos expedidores devem adotar o novo padrão a partir de março de 2023", informa a Polícia Civil em nota.

O novo RG foi anunciado pelo governo federal em fevereiro deste ano e usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos.

Segundo o governo federal, a emissão da carteira será gratuita, e os institutos de identificação terão prazo até 6 de março de 2023 para se adequar à mudança. O decreto entrará em vigor no dia 1º de março.

O novo documento é considerado mais seguro porque permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive offline.

De acordo com o UOL, moradores de Minas Gerais, Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vão poder solicitar o novo documento já a partir de 4 de agosto por já estarem aptos a emitir o modelo. Os demais estados vão fazer esse serviço a partir de março de 2023. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: