“Novo Morro do Moreno vai atrair mais turistas”, diz Casagrande
Previsão foi feita pelo governador Renato Casagrande. Obra, que prevê construção de mirantes e cafeteria, começa amanhã
Procurado por quem deseja ver uma bela vista do mar e da cidade, o Morro do Moreno passará por obras de infraestrutura urbanística.
Elas começam amanhã e trarão novidades como pavimentação de cerca de 730 metros da via principal de acesso ao topo, mirantes e cafeteria. A ordem de serviço foi assinada ontem.
Para o governador Renato Casagrande, as transformações deixarão o local mais acessível, sendo a iniciativa “boa para os moradores de Vila Velha, para os moradores do Espírito Santo e para os turistas que vão nos visitar. Essa obra representa um “investimento robusto no turismo, capaz de atrair ainda mais turistas ao Estado”.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, disse pelas redes sociais que as obras são pensadas para fazer o Morro do Moreno um dos principais destinos turísticos do Brasil. Ao jornal A Tribuna, mencionou o fator da acessibilidade.
“A gente, de fato, espera que seja uma transformação para o local. As pessoas vão ter condições, principalmente para quem tem mobilidade reduzida, quem é cadeirante, de ir lá em cima e contemplar aquela vista maravilhosa, que hoje é difícil de chegar por conta das erosões e das pedras”, afirmou.
A previsão é de que as obras fiquem prontas em aproximadamente oito meses. Neste período, o Morro do Moreno será interditado por questões de segurança e para não acontecer nenhum acidente.
Arnaldinho Borgo destacou ainda que o Morro do Moreno terá um centro de atendimento ao turista, segurança permanente, subida toda pavimentada, drenada e com iluminação.
“Teremos sete mirantes, uma cafeteria para as pessoas poderem utilizar e fazer a contemplação tomando um café do nascer e do pôr do sol”.
Segundo publicação da prefeitura da cidade, as trilhas serão mantidas como se encontram atualmente e o projeto visa preservar o Monumento Natural Morro do Moreno, não havendo supressão de árvores ou qualquer dano ao meio ambiente.
Estudo
O prefeito disse ainda que está em estudo a implantação de um teleférico ou funicular (parecido com um trenzinho) que funcionaria do pé ao topo do Morro.
Fique por dentro
Obras do Monumento Natural Morro do Moreno
Obras têm objetivo de garantir mais segurança aos visitantes e fortalecer o potencial turístico e ambiental do local. Trilhas serão mantidas como se encontram atualmente.
O que será feito
Intervenção inclui a pavimentação de aproximadamente 730 metros da via principal de acesso ao topo, construção de portaria, sanitários, sala administrativa, depósito, estacionamento e espaço voltado à educação ambiental.
Haverá sete mirantes com vistas panorâmicas e um receptivo na rua Xavantes (estrada do Morro), com sala administrativa para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, setor destinado à operação de um futuro sistema funicular, sala de enfermaria, área de estar, bilheteria, sanitários públicos acessíveis, copa de apoio e iluminação.
No topo, será construída uma cafeteria e área de apoio coberta, que servirão como estrutura de descanso e convivência.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários